Conecte-se conosco

Educação

Expedição do Saber leva estudantes das Escolas Municipais de Rio Verde para experiência internacional em Portugal

Publicado

ligado

Programa inédito da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, proporciona intercâmbio educacional e cultural para alunos e profissionais da rede de ensino.

A madrugada do dia 8 de junho marcou o início de uma jornada inesquecível para os participantes do Programa Expedição do Saber. Após meses de expectativa, os estudantes e profissionais da rede municipal de ensino embarcaram rumo a Lisboa, em Portugal, para viver uma experiência internacional inédita de aprendizado, cultura e intercâmbio educacional.

A emoção tomou conta do grupo desde os primeiros momentos da viagem. Antes do embarque, os participantes receberam kits personalizados contendo moletom, camisetas, tênis e boné com a identidade visual do programa. A cada etapa do percurso, aumentava a expectativa de conhecer um novo país, uma nova cultura, diferentes sabores e vivenciar experiências que ficarão para sempre na memória.

Screenshot

A surpresa ficou ainda maior quando os estudantes encontraram o prefeito Wellington Carrijo e a primeira-dama Lara Carrijo no aeroporto de Campinas(SP) e descobriram que eles também participariam da viagem, acompanhando de perto essa importante iniciativa educacional.

Durante cinco dias, a caravana participou de uma intensa programação cultural e educativa, conhecendo alguns dos mais importantes pontos históricos e turísticos de Portugal. Entre os locais visitados estiveram a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa, o Panteão Nacional, o Arco da Rua Augusta e o Oceanário de Lisboa. O grupo também teve a oportunidade de passear de teleférico e explorar diversos espaços que contam a rica história portuguesa.

A comitiva foi formada por 40 participantes, sendo 30 estudantes que, em 2025, cursavam o 4º ano do Ensino Fundamental, além de diretores, coordenadores pedagógicos e professores.

Para o prefeito Wellington Carrijo, acompanhar de perto a realização desse sonho foi uma experiência emocionante.

“Ver a alegria dessas crianças não tem preço. O Expedição do Saber nasceu para ampliar horizontes e mostrar aos nossos estudantes que eles podem sonhar alto. Esta é apenas a primeira edição internacional do programa e, no próximo ano, outras crianças também terão a oportunidade de conhecer um novo lugar, aprender e viver experiências transformadoras”, destacou.

O secretário municipal de Educação, Miguel Ribeiro, ressaltou o trabalho realizado para garantir que a viagem acontecesse com total segurança e organização.

“Foi um processo de preparação muito cuidadoso. Nossa equipe trabalhou intensamente na organização da documentação, logística, hospedagem, alimentação e todos os detalhes necessários para que os participantes viajassem e retornassem em segurança. Mais do que uma viagem, estamos proporcionando uma experiência capaz de transformar vidas, ampliar conhecimentos e inspirar novos sonhos”, afirmou.

Entre os estudantes, a emoção também foi evidente. A aluna Keislaine Rosa Santos contou que ficou encantada com tudo o que viu durante a viagem. “Foi muito mais bonito do que eu imaginava. Gostei de conhecer os lugares históricos, o Oceanário e aprender sobre a cultura de Portugal. Cada momento foi especial e vou guardar essas lembranças para sempre”, disse.

A professora Elizângela Silva Cardoso Santana participou da primeira edição internacional do Programa Expedição do Saber e viveu uma série de experiências inéditas. Além de ser sua primeira viagem para outro país, foi também a primeira vez que entrou em um avião.

“Foi uma emoção indescritível. Nunca imaginei que viveria algo assim durante minha trajetória profissional. Conhecer Portugal, sua história, seus monumentos e compartilhar tudo isso com os alunos foi uma experiência transformadora. Volto para Rio Verde com novos aprendizados, novas perspectivas e a certeza de que a educação tem o poder de abrir portas para o mundo”, destacou.

Todas as despesas da viagem, incluindo transporte, hospedagem, alimentação, ingressos, seguros, emissão de passaportes e demais custos, foram custeadas integralmente pelo município, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização da educação e a formação de cidadãos preparados para os desafios de um mundo cada vez mais conectado. Por Jeanne Barreto/Fotos: José Eduardo Júnior /Andressa Morais

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

UniRV abre vagas para mobilidade curta duração para pesquisadores em parceria com GCUB

Publicado

ligado

Por

Professores pesquisadores da Universidade de Rio Verde (UniRV) já podem se inscrever na primeira edição do Programa de Mobilidade de Curta Duração para Pesquisadores (PROMOPES), iniciativa promovida pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), com destino à universidades da Itália.

O programa é realizado com o apoio da Embaixada do Brasil em Roma e em parceria com importantes instituições italianas: a Università degli Studi Roma Tre, a Università degli Studi di Teramo, a Università degli Studi di Bérgamo e a Università degli Studi di Parma. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 17 de julho, por meio deste link.

A parceria da UniRV com o GCUB possibilita o quadro de docentes pesquisadores participarem deste intercâmbio que contempla importantes instituições da Itália. O PROMOPES tem como objetivo fortalecer a cooperação acadêmico-científica entre Brasil e Itália, estimulando o intercâmbio de conhecimentos, a criação de redes internacionais de pesquisa e o desenvolvimento de projetos colaborativos sustentáveis.

A proposta oferece uma experiência internacional intensiva de curta duração, com três semanas de atividades acadêmicas e científicas em uma das universidades italianas participantes. O formato foi planejado para minimizar impactos nos compromissos acadêmicos dos participantes em suas instituições de origem, permitindo uma vivência internacional enriquecedora sem afastamento prolongado das atividades regulares.

Durante o período de mobilidade, os pesquisadores desenvolverão um plano de trabalho em conjunto com a instituição anfitriã, participando de reuniões com grupos de pesquisa, palestras, visitas técnico-científicas, atividades de cooperação acadêmica, intercâmbio de experiências e discussões voltadas à continuidade de projetos conjuntos.

Entre as áreas do conhecimento contempladas pelo programa estão Arquitetura, Ciências, Ciências Políticas, Direito, Economia, Educação, Engenharia Civil, Ciência da Computação e Engenharia de Tecnologias Aeronáuticas, Engenharia Industrial, Mecânica e Eletrônica, Estudos de Administração, Filosofia, Comunicação e Artes Performáticas, Humanidades, História e Patrimônio Cultural, Línguas Estrangeiras, Literaturas e Culturas, além de Matemática e Física.

“A oportunidade das vagas de intercâmbio por meio do PROMOPES representa um avanço importante para a internacionalização da nossa Universidade. Ao proporcionar que nossos pesquisadores desenvolvam atividades em instituições de excelência no exterior, fortalecemos a produção científica, ampliamos as redes de cooperação acadêmica e promovemos a troca de conhecimentos e experiências. Essa iniciativa reafirma o compromisso da UniRV com a qualificação da pesquisa, a inovação e a inserção cada vez mais de nossa comunidade acadêmica no cenário internacional.” Comenta o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.

  Mais informações e edital completo podem ser acessados neste link. Equipe Ascom UniRV/Jornalista Vanderli Silvestre – CRP 4126/GO/Arte: Vinicius Macedo

Continuar lendo

Educação

UniRV-Espaço Servidor e Patrimônio são entregues

Publicado

ligado

Por

O cuidado com as pessoas que constroem diariamente a história da Universidade de Rio Verde ganhou um novo e significativo capítulo com a entrega do Espaço Servidor, na manhã desta segunda-feira, dia 08 de junho. O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, juntamente com o Vice-Reitor, Prof. Dr. Sebastião Lázaro Pereira, os Pró-reitores Prof. Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis (Administração e Planejamento); Prof. Dr. Arício Vieira da Silva (Assuntos Estudantis); Prof. Dr. Marcos Marcondes de Godoy (Extensão e Cultura); Profa. Dra. Kênia Alves Barcelos (Graduação); Prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes (Pesquisa e Inovação) Prof. Dr. Elton Brás Camargo Júnior (Pós-Graduação) e a Procuradora-Geral, Profa. Dra. Muriel Amaral Jacob, além de servidores e professores participaram do momento especial.

A obra representa um importante espaço para quem permanecem na instituição durante o intervalo de turnos, e simboliza o compromisso da atual gestão com a valorização humana, o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.  Com uma área total de 141,69 m², a estrutura conta com copa para refeições, sala de descanso equipada com televisão, vestiários e área de convivência, proporcionando um ambiente agradável, funcional e humanizado, projetado especialmente para oferecer conforto e acolhimento. Além disso, o local irá contribuir diretamente para a melhoria do clima organizacional, o aumento da produtividade e a redução de estresse, fortalecendo o vínculo entre os servidores e a Instituição.

Além do Espaço do Servidor, a Universidade entregou ainda, o um novo espaço de Patrimônio, uma obra que representa mais um importante investimento na modernização da infraestrutura institucional e no aprimoramento dos processos administrativos. Responsável pelo gerenciamento, armazenamento, conservação e manutenção dos bens móveis da Universidade, o setor desempenha papel estratégico na preservação do patrimônio público e no suporte às atividades acadêmicas e administrativas.

Com área total de 796,73 m², o Patrimônio foi planejado para proporcionar maior eficiência operacional e melhores condições de trabalho para as equipes responsáveis pela gestão patrimonial. A estrutura alinhada à identidade visual dos demais departamentos conta com pátio para carga e descarga de caminhões, oficina para reparos e manutenção, áreas destinadas ao armazenamento de equipamentos, mobiliários e utensílios, bem como suporte logístico para eventos de grande porte.

                Em suas palavras, o Pró-reitor de Administração e Planejamento, reforçou a importância de pensar no futuro da Instituição, com a estruturação de espaços como estes, que valorizam e reconhecem o papel de cada servidor na construção da história da UniRV. “Essas duas obras demonstram o compromisso da gestão com a valorização da Universidade e dos servidores. O Espaço do Servidor, por exemplo, foi planejado para proporcionar mais dignidade, conforto e um ambiente de trabalho mais acolhedor. Esta entrega representa mais uma etapa dos investimentos voltados à melhoria das condições de trabalho e ao bem-estar dos servidores da Instituição,” comentou Claudemir Bertuolo.

                O Vice-reitor, falou da construção de uma Universidade preparada para o futuro e dessa valorização dos servidores. “Este é um momento que simboliza mais do que uma entrega, representa o compromisso da nossa Instituição com as pessoas que constroem, diariamente, a história da Universidade. Estamos construindo uma Universidade cada vez mais preparada para os desafios do presente e para as demandas do futuro. Como servidor desta casa, tenho orgulho de fazer parte dessa trajetória. Que possamos continuar trabalhando juntos, com responsabilidade e visão de futuro,” ponderou Sebastião Lázaro.

                Gabriel de Oliveira é um dos servidores que permanece na Instituição durante o horário de almoço e parabenizou a gestão pela iniciativa. “O Espaço Servidor é muito importante para os funcionários, principalmente para quem permanece na Universidade durante o horário de almoço, como eu. Muitos podem utilizar o local para fazer suas refeições, já que nem sempre é viável almoçar fora ou pedir comida diariamente. O Espaço oferece mais conforto para nós que passamos grande parte do dia na instituição, atendendo bem às necessidades de quem permanece aqui,“ afirmou Gabriel.

                Finalizando os discursos, o Reitor enfatizou os investimentos constantes que tem projetado a UniRV a níveis globais, e preparada para o futuro. “Hoje é um dia de grande alegria para a nossa Universidade, estamos entregando dois importantes espaços que reforçam o nosso compromisso com a valorização dos servidores e o fortalecimento da nossa infraestrutura. O Espaço Servidor foi criado para oferecer mais conforto, acolhimento e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Já o novo Departamento de Patrimônio irá proporcionar melhores condições para a organização, conservação e manutenção dos bens da instituição, com uma estrutura moderna e adequada às suas demandas. São investimentos que fortalecem a nossa capacidade institucional e reafirmam o nosso compromisso com a excelência, a valorização das pessoas e a construção de uma Universidade voltada ao futuro.”

Ao final dos discursos, os presentes foram convidados a conhecer as dependências do Espaço Servidor e Patrimônio e conhecer de perto as instalações que foram pensadas para acolher os servidores e cuidar do patrimônio institucional. O Espaço Servidor funcionará das  9às 13h e das 17 às 21h.Equipe Ascom UniRV    :Jornalista Vanderli Silvestre – CRP 4126/GO/Fotos: Marcos Santos

Continuar lendo

Educação

Conexão UniRV leva acolhimento e conhecimento à comunidade de Rio Verde

Publicado

ligado

Por

A Universidade de Rio Verde realizou, neste sábado, 30 de maio, mais uma edição do Conexão UniRV, um dos maiores programas de extensão universitária da instituição. O evento aconteceu no Parque Lauro Martins Filho, no Bairro Promissão, reunindo centenas de moradores em uma programação diversificada, com prestação de serviços gratuitos, atividades educativas, culturais, recreativas e orientações em diferentes áreas do conhecimento.
O Conexão UniRV tem como principal objetivo aproximar a Universidade da comunidade, fortalecendo a troca de saberes entre o ambiente acadêmico e a população. A iniciativa proporciona aos acadêmicos experiências práticas que fortalecem a formação, reforçando o compromisso da UniRV com a curricularização da extensão.
O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Dr. Marcos Marcondes de Godoy, demonstrou emoção ao comentar a relevância do projeto.
“Em mais um Conexão UniRV, o primeiro de 2026, quero agradecer a toda a nossa Administração Superior, diretores, acadêmicos e, principalmente, à comunidade que está aqui conosco. Mobilizamos nossa força máxima, envolvendo professores, acadêmicos e toda a estrutura da Universidade. Estamos aqui justamente para isso: servir à comunidade. Aproveitem este momento, façam essa troca conosco e ampliem seus conhecimentos por meio da pesquisa, da extensão e do ensino que a UniRV oferece”, destacou.
Ao longo do dia, acadêmicos da UniRV apresentaram projetos, tecnologias e serviços que demonstram a amplitude da atuação universitária e sua contribuição direta para o desenvolvimento social.
Na área das engenharias, os visitantes puderam vivenciar experiências interativas, como a simulação em realidade virtual do projeto Mini Baja, conhecer ensaios e testes de concreto realizados pela Engenharia Civil e explorar projetos tecnológicos de robótica e aplicativos desenvolvidos pelos acadêmicos da Engenharia de Software.
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo apresentou maquetes e projetos arquitetônicos, enquanto o Design Gráfico promoveram atividades criativas, como modelagem em argila e oficinas de muralismo, incentivando a expressão artística e a valorização da cultura.
A área da saúde concentrou uma das maiores movimentações do evento, oferecendo atendimentos gratuitos à população. Foram realizados atendimentos odontológicos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos, vacinação, orientações de saúde, além de sessões de alongamento, massagens e cuidados preventivos conduzidos pelos acadêmicos e professores da Faculdade de Fisioterapia.
Os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Marketing atuaram também de forma integrada, oferecendo orientações jurídicas à população, atendimento em parceria com o Procon e esclarecimentos sobre a utilização do aplicativo Rio Verde Digital, aproximando os cidadãos dos serviços.
A Faculdade de Agronomia levou ao público exposições técnicas, orientações voltadas ao cultivo e manejo de plantas, além da distribuição gratuita de mudas, incentivando práticas sustentáveis e a preservação ambiental.
Já a Medicina Veterinária promoveu vacinação animal, orientações aos tutores e atividades de pet-terapia com coelhos, ação que encantou especialmente o público infantil e reforçou a importância do cuidado e bem-estar animal.
O AgroHub também esteve presente apresentando projetos de inovação, empreendedorismo e soluções voltadas ao agronegócio, evidenciando o papel da Universidade no desenvolvimento tecnológico e econômico da região.
As crianças encontraram um espaço especialmente preparado pela Faculdade de Pedagogia, com atividades lúdicas, pintura facial, leitura, contação de histórias e brincadeiras educativas, promovendo momentos de aprendizado e diversão para toda a família.
A Faculdade de Psicologia desenvolveu ações educativas relacionadas ao Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Por meio de orientações e materiais informativos, acadêmicos e professores conscientizaram a população sobre a importância da prevenção, denúncia e proteção das crianças e adolescentes.
A programação contou ainda com apresentações culturais e musicais, incluindo a Banda UniRV e membros da comunidade acadêmica, que proporcionaram momentos de integração e entretenimento.
Para o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, ações como o Conexão UniRV representam a essência da missão institucional da Universidade.
“Acreditamos que a Universidade deve estar cada vez mais próxima das pessoas. Quando levamos conhecimento, serviços, tecnologia e acolhimento para a comunidade, estamos cumprindo nosso papel de transformar realidades. O Conexão UniRV mostra a força da extensão universitária e o potencial dos nossos acadêmicos e professores para gerar impacto social positivo. Cada atendimento realizado, cada orientação oferecida e cada sorriso compartilhado durante este dia representam esperança, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para nossa população. É esse compromisso com as pessoas que continuará guiando a UniRV na construção de um futuro cada vez melhor para Rio Verde e toda a região”, assinala. Equipe ASCOM/Jornalista Ana Júlia Sales/Fotos: Eduardo Thomaz e Marcos Santos

Continuar lendo

Tendências