destaque
Caiado defende união para acabar com a pobreza, após reunião com Lula
“Goiás é capaz de apresentar para o Brasil um projeto para romper o ciclo da pobreza”, afirmou o chefe do Executivo goiano

Ao levar os projetos prioritários de Goiás para o governo federal, durante reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os 27 governadores e governadoras, nesta sexta-feira (27/01), no Palácio do Planalto, em Brasília, o governador Ronaldo Caiado avançou na pauta ao defender a união de todos os entes federativos na missão de romper o ciclo da pobreza no Brasil. “Olha só o nosso progresso na área social, o quanto Goiás já produziu de resultados. Somos capazes de apresentar ao Brasil um projeto para romper o ciclo da pobreza. Goiás hoje está preparado para isso”, ressaltou.
Caiado comentou que o presidente Lula sinalizou durante a reunião para vários projetos do governo federal na área social que poderão ser realizados em parceria com os estados. “Daqui a quatro anos, eu não quero estar comemorando o número de pessoas que estão incluídas em programas sociais, mas sim o número de pessoas que estão saindo dessa necessidade e dando espaço a outras que poderão entrar nessa inclusão. Esse é o motivo do meu segundo mandato”, reforçou o governador.
Uma das três demandas elencadas por Goiás como prioritárias para receber o apoio do governo federal, a implementação do projeto de fruticultura no Vão do Paraná visa justamente a melhoria de vida de famílias na região mais vulnerável do Estado, que é o Nordeste goiano, por meio de emprego e renda, passando por capacitação profissional e outras ações conjuntas capazes de mudar o perfil econômico de toda a região. “Uma região com microclima favorável e uma excelente oferta de água, onde nós vamos fazer um sistema de irrigação semelhante ao de Pernambuco, com a capacidade de assentamento de mais de quatro mil pessoas”, explica Caiado.
O projeto de fruticultura parte do favorecimento de cultivo irrigado, aproveitando o potencial das barragens do Rio Paranã e do Ribeirão Porteira, que demanda investimento de R$ 300 milhões do governo federal. Serão beneficiadas 4,5 mil famílias, em 45 assentamentos, com kits irrigação e a construção de 3 agroindústrias de polpas de frutas em Flores de Goiás, Formosa e São João D´Aliança.
BRT e hospital
Outra demanda levada pelo governador Ronaldo Caiado ao governo federal, a ampliação do BRT de Santa Maria (DF) até Luziânia faz parte dos investimentos que visam a melhoria de qualidade de vida em Goiás, sobretudo para a população do Entorno. O BRT Luziânia prevê um investimento de R$ 420 milhões beneficiando cerca de 224 mil pessoas de Luziânia, Riacho Fundo, Cidade Ocidental e Valparaíso, que diariamente se deslocam para o Distrito Federal, seja a trabalho, comércio ou para utilizar serviços públicos de saúde e educação.

É uma injustiça com os goianos e os que moram Entorno. Até Santa Maria vai no BRT, depois tem de enfrentar um engarrafamento enorme. Investir em mobilidade é investir em inclusão social. Romper o com o ciclo da pobreza é nosso maior objetivo e a Região Metropolitana do Entorno é uma das prioridades do governo”, destaca o governador.
Na área de saúde, a construção do hospital estadual do câncer em Goiânia será a grande prioridade dessa segunda gestão de Caiado. “Será a maior estrutura de tratamento de câncer de crianças. Só na primeira etapa são R$ 400 milhões. É uma obra relevante, já que nós sabemos que, hoje, mais de 14 mil crianças morrem no Brasil sem serem diagnosticadas ou tratadas”, afirmou. A unidade será construída às margens da BR-153, em Goiânia.
Socorro aos Yanomamis
Na entrevista coletiva após a reunião com Lula, Caiado anunciou que Goiás ofereceu suporte ao governo federal na condução do atendimento médico-hospitalar ao povo Yanomami, que sofre uma crise sanitária e humanitária. “Goiás não veio só pedir. Goiás ofereceu, também, leitos de UTI para crianças Yanomami que tiverem alguma dificuldade ou necessidade”, informou. “O Estado se coloca à disposição para recebê-las”, sublinhou Caiado.
Goiás tem se destacado nacionalmente no suporte a situações de emergência vividas por outras entidades federativas. Em janeiro de 2021, por exemplo, a estrutura hospitalar pública goiana recebeu pacientes com Covid-19 transferidos do Amazonas, em meio ao colapso no período mais crítico da pandemia. Também enviou equipes do Corpo de Bombeiros para auxiliar nas buscas por vítimas do rompimento de barragem em Brumadinho (MG), em 2019, e após enchentes em Petrópolis (RJ), no ano passado.
ICMS e Reforma Tributária
Governadores também solicitaram ao governo federal uma política de compensação para a perda na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo Caiado, a queda na arrecadação em Goiás foi de 39,2%, o que significa aproximadamente R$ 5,5 bilhões por ano.
“Espero que seja restituída aos Estados a condição de sobrevivência. Hoje a única fonte que temos de arrecadação é o ICMS. Isso precisa ser recuperado. É um clamor que ocorra um atendimento com relação às perdas que temos. O recurso vai fazer falta para a saúde, para a educação e para o social”, comentou Caiado. Ele informou que Lula escalou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para acompanhar os governadores na condução do assunto junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Ainda na audiência com o presidente da República também foi discutida uma reforma tributária. Caiado explicou, durante entrevista, que o assunto voltará a ser dialogado em outras reuniões – a primeira marcada para o dia 31 de janeiro, “onde será constituída uma comissão”.
destaque
Vai reunir a família para ver o Brasil? Saiba quais equipamentos mais sobrecarregam a instalação elétrica
Monitoramento intensificado da rede, equipes de prontidão e dicas de segurança marcam atuação da distribuidora durante partida desta sexta-feira (19)

Goiânia, 18 de junho de 2026 – A Seleção Brasileira volta a campo amanhã (19), às 21h30, para enfrentar o Haiti pela Copa do Mundo. Com a expectativa de casas cheias, reuniões entre amigos e movimentação em bares e restaurantes de todo o estado, a Equatorial Goiás reforçou sua operação especial para acompanhar o aumento da demanda por energia durante a partida e garantir maior agilidade no atendimento em caso de ocorrências.
O plano envolve uma série de ações preventivas e operacionais, incluindo monitoramento intensificado da rede elétrica, restrição de desligamentos programados durante o horário do jogo, mobilização de equipes técnicas de prontidão em todas as regiões do estado e atuação integrada entre as áreas de operação, tecnologia e telecomunicações.
A estratégia é coordenada pelo Centro de Operações Integradas (COI), responsável pelo acompanhamento em tempo real do sistema elétrico goiano. Durante a partida, a companhia amplia o monitoramento dos principais ativos da rede e mantém protocolos específicos para agilizar a resposta em caso de ocorrências.
Segundo o gerente de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinícyus Lima, o planejamento considera o comportamento típico observado durante grandes eventos esportivos. “Os jogos da Seleção costumam provocar um comportamento simultâneo de consumo em todo o estado, especialmente no início da partida e nos intervalos. Por isso, reforçamos o monitoramento da rede elétrica, mobilizamos equipes em todas as regiões e mantemos protocolos específicos para garantir mais agilidade operacional durante o jogo”, explica o gerente.
Além da atuação reforçada das equipes operacionais, a distribuidora orienta os clientes a adotarem cuidados simples com as instalações elétricas durante as confraternizações. O uso simultâneo de televisores, caixas de som, air fryers, churrasqueiras elétricas, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado pode provocar sobrecargas quando conectado de forma inadequada.
Para a Executiva de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Suzane Caires, evitar improvisações é fundamental para prevenir acidentes. “É comum que as pessoas utilizem vários equipamentos ao mesmo tempo durante os jogos. Televisão, caixas de som, air fryer, churrasqueira elétrica e ventiladores acabam concentrando uma carga elevada em um mesmo circuito. O ideal é evitar improvisações com extensões e benjamins para reduzir riscos de sobrecarga, aquecimento da instalação e até incêndios”, orienta.

Operação Copa do Mundo
Durante a partida entre Brasil e Haiti, a Equatorial Goiás contará com:
* Monitoramento intensificado da rede elétrica pelo Centro de Operações Integradas (COI);
* Restrição de desligamentos programados durante o horário da partida;
* Equipes técnicas de prontidão distribuídas em todas as regiões do estado;
* Acompanhamento em tempo real dos principais ativos do sistema elétrico;
* Atuação integrada entre áreas de operação, tecnologia e telecomunicações;
* Protocolos especiais para agilizar a resposta em caso de ocorrências.
Escalação da segurança: o que evitar durante o jogo
Para que a única preocupação do torcedor seja o resultado da partida, a Equatorial Goiás orienta sobre alguns hábitos que devem ser evitados:
O efeito cascata: nunca ligue uma extensão dentro de outra extensão ou monte torres de benjamins na mesma tomada.
Circuitos integrados: evite conectar churrasqueiras elétricas, air fryers e outros equipamentos de alta potência no mesmo circuito utilizado por televisores e aparelhos de som.
Fios ocultos: não passe cabos de extensões por baixo de tapetes, móveis ou cortinas.
Celular no sofá: evite carregar celulares ou caixas de som portáteis sobre superfícies inflamáveis, como sofás, camas e almofadas.
Tomadas aquecidas : ao perceber aquecimento excessivo, cheiro de queimado ou fumaça, desligue imediatamente os equipamentos.
Atendimento ao cliente
Em caso de ocorrências, os clientes podem acessar os canais oficiais da distribuidora:
Assistente virtual Clara: WhatsApp (62) 3243-2020
Aplicativo Equatorial Energia: disponível para Android e iOS
Central de Atendimento : 0800 062 0196
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o terceiro maior grupo de distribuição de energia do país, com sete concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 237 municípios do estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 quilômetros quadrados.
destaque
Motoristas de Goiás derrubaram nove postes por dia no primeiro trimestre de 2026
Colisões contra as estruturas da rede elétrica afetam o fornecimento de energia para mais de 110 mil clientes no período em todo estado

Goiânia, 4 de maio de 2026 – No primeiro trimestre de 2026, a Equatorial Goiás registrou 839 ocorrências de quedas ou danos de postes causados por colisões de trânsito, o que representa uma média aproximada de 9 postes atingidos por dia. As ocorrências provocaram interrupção no fornecimento de energia para mais de 116 mil clientes entre janeiro e março deste ano.
Apesar do volume expressivo, o número representa uma redução de 34% em relação ao último trimestre de 2025, quando foram registradas mais de 1,2 mil ocorrências, com impacto em mais de 156 mil clientes. Em todo o ano de 2025, a Equatorial Goiás contabilizou 4.382 ocorrências de postes abalroados por acidente de trânsito, que afetaram mais de 555,7 mil clientes.
Maio Amarelo

No contexto da campanha do Maio Amarelo, que em 2026 traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a Equatorial Goiás reforça a importância da conscientização sobre segurança viária e direção defensiva para proteger vidas e garantir o fornecimento de energia de forma contínua.
Os acidentes de trânsito representam a principal causa de abalroamento de postes de energia elétrica no estado de Goiás. A maioria dos casos está associada ao desrespeito à legislação de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool, em alta velocidade ou sem observar as práticas de direção segura.
As outras causas mais comuns são eventos climáticos, como vendaval, descarga atmosférica, além de danos causados por terceiros. De acordo com dados da concessionária, a maior concentração das ocorrências acontece durante o período da manhã, com mais de 42,6% dos casos. As ocorrências da tarde representam 34,8%, seguidas pelo período noturno (13,2%) e pela madrugada (9,4%).
O Gerente de Manutenção da Equatorial Goiás, César Augusto Guerrilha D´Ávila, ressalta que o respeito às leis de trânsito contribui para a garantia de acesso à energia de forma segura. “O abalroamento de postes é um desafio estrutural que exige mudança de comportamento no trânsito. A Equatorial Goiás está comprometida em manter a rede elétrica funcionando, mas a prevenção começa antes do acidente”, afirmou o gerente.
Danos e responsabilidade
Quando ocorre uma colisão contra postes da distribuidora, as equipes da companhia são imediatamente deslocadas para retirar a estrutura danificada e instalar os novos equipamentos, além de reorganizar toda a rede elétrica conectada para garantir a segurança e o reabastecimento de energia aos clientes impactados.
O condutor responsável pelo acidente responde financeiramente pelos danos causados à infraestrutura de rede elétrica e deve arcar, portanto, com os custos da substituição do poste atingido.
A concessionária reforça as orientações de segurança em casos de acidentes envolvendo os postes de energia:
Se tiver cabos caídos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;
Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;
Caso o poste tenha caído sobre o veículo, o motorista não deve sair do automóvel até a chegada de socorro;
No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente;
Mantenha o veículo com a manutenção em dia, verificando as condições dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a sua vida, dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado.
Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;
Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário.
Canais de atendimento
Os clientes podem registrar qualquer ocorrência pelos canais de atendimento da Equatorial Goiás:
• Agência Virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
• Aplicativo Equatorial Energia (Android e iOS);
• Atendente virtual Clara, via WhatsApp, pelo número (62) 3243-2020;
• Call Center 0800 062 0196;
• Agências de atendimento distribuídas em todo o estado.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
Para conferir mais detalhes, confira o link com a fala do técnico de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Antônio Correa:
destaque
Dia do Trabalho: Celebrar a data é homenagear quem move a economia e contribui diariamente para o crescimento da sociedade.
Por Oníria Guimaraes

Iniciamos mais um mês com comemorações importantes. Dia 1º de maio é o dia do Trabalho, feriado nacional. Esta data tem origem nas lutas dos trabalhadores por melhores condições de trabalho no século XIX. A data remete a uma grande greve realizada em Chicago, em 1886, quando milhares de operários foram às ruas reivindicar a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias, salários justos e direitos básicos. O movimento marcou a história mundial e transformou o 1º de maio em símbolo da valorização do trabalho e da luta por justiça social.

No Brasil, a data passou a ser comemorada oficialmente em 1925, durante o governo de Artur Bernardes. Mais tarde, durante a era de Getúlio Vargas, o Dia do Trabalho ganhou ainda mais relevância, com anúncios de importantes avanços trabalhistas. Em 1943, foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que reuniu normas e garantias para empregados urbanos.
Entre as principais conquistas dos trabalhadores brasileiros ao longo das décadas estão a carteira assinada, férias remuneradas, descanso semanal, salário mínimo, 13º salário, licença-maternidade, licença-paternidade, jornada de trabalho regulamentada, adicional de férias, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e aposentadoria. Esses direitos representam avanços históricos construídos por meio da organização sindical, do diálogo social e das lutas coletivas.
Infelizmente algumas destas conquistas importantes para o trabalhador, alcançadas ao longo de muitos anos, lhes foram tiradas no governo anterior. Em 11 de novembro de 2019, o Governo Bolsonaro publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a MP 905 (Medida Provisória), que instituiu o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo (apelidada de “carteira de trabalho verde e amarela”). A MP alterou 86 pontos da CLT, que já havia sofrido uma reforma em 2017 no Governo Temer, e avançou em retirada de direitos trabalhistas. Entre as principais alterações da MP 905/19, estão: Taxação do seguro-desemprego desde março/2020; redução de 8% para 2% no depósito mensal do FGTS; nas demissões sem justa causa, indenização será reduzida de 40% para 20% e o pagamento também pode agora ser parcelado pela empresa; acidente de percurso (in itinere) não será mais considerado acidente de trabalho, em que era gerada inclusive CAT quando ocorria; liberação geral do trabalho aos domingos e feriados e fim das horas extras em dobro; aumento da jornada de trabalho dos BANCÁRIOS; exclusão dos sindicatos nas negociações do PLR: não é mais obrigatório que os sindicatos de trabalhadores integrem as comissões paritárias de negociação da PLR, a qual poderá ser negociada diretamente entre os patrões e os empregados; fim de contribuição sindical; entre outras perdas expressivas de direitos que os trabalhadores conquistaram ao longo dos anos.
Continuamos na torcida para que haja verdadeiramente mudança no atual governo, para melhor. A esperança do trabalhador brasileiro é que seja aprovada a proposta legislativa para o fim da escala 6×1, ou seja, a jornada de trabalho de seis dias consecutivos com apenas um de descanso. O objetivo é reduzir a carga horária semanal para aumentar o tempo de lazer e convívio familiar, permitindo escalas como a 5×2 (cinco dias de trabalho, dois de descanso). Que essa proposta seja aprovada e que o trabalhador possa ver seus direitos reconquistados, tendo assim, mais motivação no seu trabalho.
Portanto, o Dia 1º de maio é mais do que um feriado, o Dia do Trabalho é um momento de reflexão sobre a importância de cada profissional para o desenvolvimento do país. Também é uma oportunidade para reconhecer os desafios atuais, como a geração de empregos, a qualificação profissional e a valorização do trabalhador diante das transformações do mercado. Celebrar a data é homenagear quem move a economia e contribui diariamente para o crescimento da sociedade.
Parabéns, a todos os trabalhadores (as)!
-
Fashion9 anos agoThese ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
-
Entertainment9 anos agoThe final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season
-
Fashion9 anos agoAccording to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back
-
cidade11 meses ago
RIO VERDE 177 ANOS: UMA HISTÓRIA QUE ORGULHA GOIÁS
-
Entertainment9 anos agoThe old and New Edition cast comes together to perform
-
Uncategorized3 meses agoEquatorial Goiás monta operação especial para garantir energia segura durante o Campeonato Mundial de Motovelocidade, em Goiânia
-
politica1 mês agoRio Verde fortalece nomes da base governista para 2026
-
Sports9 anos agoPhillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play
