destaque
Um goiano de coração adotado oficialmente: Reitor recebe Título de Cidadania Goiana
Gaúcho de nascimento e goiano de coração há mais de 30 anos, o Reitor da Universidade de Rio Verde – UniRV, professor Alberto Barella Netto recebeu na noite desta quarta-feira, dia 25 de janeiro, o Título de Cidadania Goiana durante sessão itinerante da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), realizada no Teatro Lauro Martins em Rio Verde. Também foram condecorados com o diploma, o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira e o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.

A honraria foi de propositura do presidente do Legislativo Goiano, em reconhecimento aos serviços prestados pelo Reitor que contribuíram com o desenvolvimento de Rio Verde e do Estado. A Lei 737 de 16 de novembro de 2021 tornou Barella oficialmente um conterrâneo do povo goiano e hipotecou a sua atuação à frente da UniRV e em defesa da educação superior. “O Reitor Barella assim como eu veio do sul do país e junto comigo e o Prefeito recebe hoje merecidamente esse Título de Cidadão Goiano. É um dia de muita alegria, de reconhecimento e principalmente por saber que esse auditório lotado representa a aprovação do povo Rio-Verdense pelos relevantes trabalhos prestados,” comentou Lissauer.
A mesa diretora foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira e Senhora Kamila Vieira; pelo secretário de Estado do Governo, Ernesto Roller, representante do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; pelos deputados estaduais Chico KGL, Karlos Cabral e Virmondes Cruvinel; pelo prefeito de Rio Verde, Paulo do Valle e a secretária de Assistência Social e Primeira-Dama, Lilian Garcia Martins do Vale e o Magnífico Reitor, Alberto Barella Netto e a professora Roberta Rodrigues do Espírito Santo.
Além do vice-prefeito de Rio Verde, Danillo Pereira; pelo presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, vereador Idelson Mendes; pelo conselheiro Humberto Aidar, representante do Tribunal de Contas dos Municípios e pelo deputado estadual eleito, Lucas do Valle. Além dos prefeitos: Ana Cláudia Lemos Oliveira (Caçu), Gustavo Marques De Oliveira (Formosa), Ricardo Goulart (Itaruma), Henrique da Conab (Porteirão) Rodrigo Pavani de Paiva, (Distrito Lagoa Do Bauzinho), Sérgio de Almeida Silva (Distrito Ouroana) e Nílson Joaquim da Silva (Distrito Riverlândia).

Em seu discurso, o deputado Karlos Cabral falou da amizade com o Reitor, que começou quando Barella dirigia o Campus na cidade de Caiapônia e enalteceu o brilhante trabalho que vem fazendo na gestão da Universidade de Rio Verde.” Quero reconhecer a grandeza do Barella no caráter, na simplicidade e na amizade, e principalmente o trabalho à frente dessa Instituição que muito contribui com o Município. A UniRV é hoje o indutor do crescimento de Goiás e tem as mãos do Barella na condução dessa Instituição. Parabéns por esse merecido título,” ponderou o parlamentar.
Participando da sessão itinerante em Rio Verde, o deputado Virmondes também expressou reconhecimento ao trabalho do Reitor e parabenizou a todos pela honraria. “Uma alegria muito grande participar dessa sessão itinerante de entrega de Título de Cidadão em Rio Verde e sabendo da importância dos nomes escolhidos. Quero saudar o nosso querido Reitor que tem feito um excelente trabalho defendendo a educação superior não só em Rio Verde mais em todo o estado de Goiás,” comentou Virmondes.
Representando o governador Ronaldo Caiado, Ernesto Roller cumprimentou todos os servidores da UniRV, compartilhou a amizade com o Reitor e falou das importantes conversas para a implantação do Campus Formosa, que ocorreu quando ele era prefeito. “Querida gente de Rio Verde venho em nome do governador para trazer o seu reconhecimento a esses três homens públicos que hoje recebem essa homenagem e recebem um status de vida a mais, que é ser goiano. Parabéns a todos por esse diploma que reconhece o papel de cada um de vocês no desenvolvimento do Estado,” acrescentou Roller.
Dividindo o palco de homenagens, o prefeito Paulo do Vale reconheceu a atuação do Reitor e todo o trabalho que tem feito na Universidade de Rio Verde e a parceria que tem sido importante mola propulsora da saúde no Município. “Sinto muito orgulho em receber essa honraria junto com você Barella. Muito obrigado por tudo que você tem feito pela nossa honrosa Universidade. Obrigado meu irmão,” acrescentou o chefe do Poder Executivo Municipal.
Ao dirigir-se aos seus conterrâneos pela primeira vez, Alberto Barella agradeceu a família UniRV e a Lissauer Vieira pelo importante Título que vem coroar o trabalho de todos os servidores da Instituição. “Hoje é um dia de muita alegria e que também representa o aumento de responsabilidades, por de direito agora receber o que de fato já sou há 33 anos, um cidadão goiano. Motivo de muita alegria também, receber esse diploma ao lado do prefeito Paulo do Vale e do deputado Lissauer Vieira. Nossa UniRV me alçou a receber esse Título e hoje divido esse diploma com essa família. Te parabenizo e te agradeço meu amigo Lissauer Vieira por tudo que fez por Rio Verde e pela nossa Instituição. Muito obrigado UniRV,” concluiu Barella.

destaque
Vai reunir a família para ver o Brasil? Saiba quais equipamentos mais sobrecarregam a instalação elétrica
Monitoramento intensificado da rede, equipes de prontidão e dicas de segurança marcam atuação da distribuidora durante partida desta sexta-feira (19)

Goiânia, 18 de junho de 2026 – A Seleção Brasileira volta a campo amanhã (19), às 21h30, para enfrentar o Haiti pela Copa do Mundo. Com a expectativa de casas cheias, reuniões entre amigos e movimentação em bares e restaurantes de todo o estado, a Equatorial Goiás reforçou sua operação especial para acompanhar o aumento da demanda por energia durante a partida e garantir maior agilidade no atendimento em caso de ocorrências.
O plano envolve uma série de ações preventivas e operacionais, incluindo monitoramento intensificado da rede elétrica, restrição de desligamentos programados durante o horário do jogo, mobilização de equipes técnicas de prontidão em todas as regiões do estado e atuação integrada entre as áreas de operação, tecnologia e telecomunicações.
A estratégia é coordenada pelo Centro de Operações Integradas (COI), responsável pelo acompanhamento em tempo real do sistema elétrico goiano. Durante a partida, a companhia amplia o monitoramento dos principais ativos da rede e mantém protocolos específicos para agilizar a resposta em caso de ocorrências.
Segundo o gerente de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinícyus Lima, o planejamento considera o comportamento típico observado durante grandes eventos esportivos. “Os jogos da Seleção costumam provocar um comportamento simultâneo de consumo em todo o estado, especialmente no início da partida e nos intervalos. Por isso, reforçamos o monitoramento da rede elétrica, mobilizamos equipes em todas as regiões e mantemos protocolos específicos para garantir mais agilidade operacional durante o jogo”, explica o gerente.
Além da atuação reforçada das equipes operacionais, a distribuidora orienta os clientes a adotarem cuidados simples com as instalações elétricas durante as confraternizações. O uso simultâneo de televisores, caixas de som, air fryers, churrasqueiras elétricas, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado pode provocar sobrecargas quando conectado de forma inadequada.
Para a Executiva de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Suzane Caires, evitar improvisações é fundamental para prevenir acidentes. “É comum que as pessoas utilizem vários equipamentos ao mesmo tempo durante os jogos. Televisão, caixas de som, air fryer, churrasqueira elétrica e ventiladores acabam concentrando uma carga elevada em um mesmo circuito. O ideal é evitar improvisações com extensões e benjamins para reduzir riscos de sobrecarga, aquecimento da instalação e até incêndios”, orienta.

Operação Copa do Mundo
Durante a partida entre Brasil e Haiti, a Equatorial Goiás contará com:
* Monitoramento intensificado da rede elétrica pelo Centro de Operações Integradas (COI);
* Restrição de desligamentos programados durante o horário da partida;
* Equipes técnicas de prontidão distribuídas em todas as regiões do estado;
* Acompanhamento em tempo real dos principais ativos do sistema elétrico;
* Atuação integrada entre áreas de operação, tecnologia e telecomunicações;
* Protocolos especiais para agilizar a resposta em caso de ocorrências.
Escalação da segurança: o que evitar durante o jogo
Para que a única preocupação do torcedor seja o resultado da partida, a Equatorial Goiás orienta sobre alguns hábitos que devem ser evitados:
O efeito cascata: nunca ligue uma extensão dentro de outra extensão ou monte torres de benjamins na mesma tomada.
Circuitos integrados: evite conectar churrasqueiras elétricas, air fryers e outros equipamentos de alta potência no mesmo circuito utilizado por televisores e aparelhos de som.
Fios ocultos: não passe cabos de extensões por baixo de tapetes, móveis ou cortinas.
Celular no sofá: evite carregar celulares ou caixas de som portáteis sobre superfícies inflamáveis, como sofás, camas e almofadas.
Tomadas aquecidas : ao perceber aquecimento excessivo, cheiro de queimado ou fumaça, desligue imediatamente os equipamentos.
Atendimento ao cliente
Em caso de ocorrências, os clientes podem acessar os canais oficiais da distribuidora:
Assistente virtual Clara: WhatsApp (62) 3243-2020
Aplicativo Equatorial Energia: disponível para Android e iOS
Central de Atendimento : 0800 062 0196
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o terceiro maior grupo de distribuição de energia do país, com sete concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 237 municípios do estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 quilômetros quadrados.
destaque
Motoristas de Goiás derrubaram nove postes por dia no primeiro trimestre de 2026
Colisões contra as estruturas da rede elétrica afetam o fornecimento de energia para mais de 110 mil clientes no período em todo estado

Goiânia, 4 de maio de 2026 – No primeiro trimestre de 2026, a Equatorial Goiás registrou 839 ocorrências de quedas ou danos de postes causados por colisões de trânsito, o que representa uma média aproximada de 9 postes atingidos por dia. As ocorrências provocaram interrupção no fornecimento de energia para mais de 116 mil clientes entre janeiro e março deste ano.
Apesar do volume expressivo, o número representa uma redução de 34% em relação ao último trimestre de 2025, quando foram registradas mais de 1,2 mil ocorrências, com impacto em mais de 156 mil clientes. Em todo o ano de 2025, a Equatorial Goiás contabilizou 4.382 ocorrências de postes abalroados por acidente de trânsito, que afetaram mais de 555,7 mil clientes.
Maio Amarelo

No contexto da campanha do Maio Amarelo, que em 2026 traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a Equatorial Goiás reforça a importância da conscientização sobre segurança viária e direção defensiva para proteger vidas e garantir o fornecimento de energia de forma contínua.
Os acidentes de trânsito representam a principal causa de abalroamento de postes de energia elétrica no estado de Goiás. A maioria dos casos está associada ao desrespeito à legislação de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool, em alta velocidade ou sem observar as práticas de direção segura.
As outras causas mais comuns são eventos climáticos, como vendaval, descarga atmosférica, além de danos causados por terceiros. De acordo com dados da concessionária, a maior concentração das ocorrências acontece durante o período da manhã, com mais de 42,6% dos casos. As ocorrências da tarde representam 34,8%, seguidas pelo período noturno (13,2%) e pela madrugada (9,4%).
O Gerente de Manutenção da Equatorial Goiás, César Augusto Guerrilha D´Ávila, ressalta que o respeito às leis de trânsito contribui para a garantia de acesso à energia de forma segura. “O abalroamento de postes é um desafio estrutural que exige mudança de comportamento no trânsito. A Equatorial Goiás está comprometida em manter a rede elétrica funcionando, mas a prevenção começa antes do acidente”, afirmou o gerente.
Danos e responsabilidade
Quando ocorre uma colisão contra postes da distribuidora, as equipes da companhia são imediatamente deslocadas para retirar a estrutura danificada e instalar os novos equipamentos, além de reorganizar toda a rede elétrica conectada para garantir a segurança e o reabastecimento de energia aos clientes impactados.
O condutor responsável pelo acidente responde financeiramente pelos danos causados à infraestrutura de rede elétrica e deve arcar, portanto, com os custos da substituição do poste atingido.
A concessionária reforça as orientações de segurança em casos de acidentes envolvendo os postes de energia:
Se tiver cabos caídos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;
Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;
Caso o poste tenha caído sobre o veículo, o motorista não deve sair do automóvel até a chegada de socorro;
No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente;
Mantenha o veículo com a manutenção em dia, verificando as condições dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a sua vida, dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado.
Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;
Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário.
Canais de atendimento
Os clientes podem registrar qualquer ocorrência pelos canais de atendimento da Equatorial Goiás:
• Agência Virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
• Aplicativo Equatorial Energia (Android e iOS);
• Atendente virtual Clara, via WhatsApp, pelo número (62) 3243-2020;
• Call Center 0800 062 0196;
• Agências de atendimento distribuídas em todo o estado.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
Para conferir mais detalhes, confira o link com a fala do técnico de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Antônio Correa:
destaque
Dia do Trabalho: Celebrar a data é homenagear quem move a economia e contribui diariamente para o crescimento da sociedade.
Por Oníria Guimaraes

Iniciamos mais um mês com comemorações importantes. Dia 1º de maio é o dia do Trabalho, feriado nacional. Esta data tem origem nas lutas dos trabalhadores por melhores condições de trabalho no século XIX. A data remete a uma grande greve realizada em Chicago, em 1886, quando milhares de operários foram às ruas reivindicar a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias, salários justos e direitos básicos. O movimento marcou a história mundial e transformou o 1º de maio em símbolo da valorização do trabalho e da luta por justiça social.

No Brasil, a data passou a ser comemorada oficialmente em 1925, durante o governo de Artur Bernardes. Mais tarde, durante a era de Getúlio Vargas, o Dia do Trabalho ganhou ainda mais relevância, com anúncios de importantes avanços trabalhistas. Em 1943, foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que reuniu normas e garantias para empregados urbanos.
Entre as principais conquistas dos trabalhadores brasileiros ao longo das décadas estão a carteira assinada, férias remuneradas, descanso semanal, salário mínimo, 13º salário, licença-maternidade, licença-paternidade, jornada de trabalho regulamentada, adicional de férias, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e aposentadoria. Esses direitos representam avanços históricos construídos por meio da organização sindical, do diálogo social e das lutas coletivas.
Infelizmente algumas destas conquistas importantes para o trabalhador, alcançadas ao longo de muitos anos, lhes foram tiradas no governo anterior. Em 11 de novembro de 2019, o Governo Bolsonaro publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a MP 905 (Medida Provisória), que instituiu o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo (apelidada de “carteira de trabalho verde e amarela”). A MP alterou 86 pontos da CLT, que já havia sofrido uma reforma em 2017 no Governo Temer, e avançou em retirada de direitos trabalhistas. Entre as principais alterações da MP 905/19, estão: Taxação do seguro-desemprego desde março/2020; redução de 8% para 2% no depósito mensal do FGTS; nas demissões sem justa causa, indenização será reduzida de 40% para 20% e o pagamento também pode agora ser parcelado pela empresa; acidente de percurso (in itinere) não será mais considerado acidente de trabalho, em que era gerada inclusive CAT quando ocorria; liberação geral do trabalho aos domingos e feriados e fim das horas extras em dobro; aumento da jornada de trabalho dos BANCÁRIOS; exclusão dos sindicatos nas negociações do PLR: não é mais obrigatório que os sindicatos de trabalhadores integrem as comissões paritárias de negociação da PLR, a qual poderá ser negociada diretamente entre os patrões e os empregados; fim de contribuição sindical; entre outras perdas expressivas de direitos que os trabalhadores conquistaram ao longo dos anos.
Continuamos na torcida para que haja verdadeiramente mudança no atual governo, para melhor. A esperança do trabalhador brasileiro é que seja aprovada a proposta legislativa para o fim da escala 6×1, ou seja, a jornada de trabalho de seis dias consecutivos com apenas um de descanso. O objetivo é reduzir a carga horária semanal para aumentar o tempo de lazer e convívio familiar, permitindo escalas como a 5×2 (cinco dias de trabalho, dois de descanso). Que essa proposta seja aprovada e que o trabalhador possa ver seus direitos reconquistados, tendo assim, mais motivação no seu trabalho.
Portanto, o Dia 1º de maio é mais do que um feriado, o Dia do Trabalho é um momento de reflexão sobre a importância de cada profissional para o desenvolvimento do país. Também é uma oportunidade para reconhecer os desafios atuais, como a geração de empregos, a qualificação profissional e a valorização do trabalhador diante das transformações do mercado. Celebrar a data é homenagear quem move a economia e contribui diariamente para o crescimento da sociedade.
Parabéns, a todos os trabalhadores (as)!
-
Fashion9 anos agoThese ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
-
Entertainment9 anos agoThe final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season
-
Fashion9 anos agoAccording to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back
-
cidade11 meses ago
RIO VERDE 177 ANOS: UMA HISTÓRIA QUE ORGULHA GOIÁS
-
Entertainment9 anos agoThe old and New Edition cast comes together to perform
-
Uncategorized3 meses agoEquatorial Goiás monta operação especial para garantir energia segura durante o Campeonato Mundial de Motovelocidade, em Goiânia
-
politica1 mês agoRio Verde fortalece nomes da base governista para 2026
-
Sports9 anos agoPhillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play
