Connect with us

destaque

Deputados eleitos para a 20ª Legislatura são diplomados pelo TER

Published

on

Os diplomas foram entregues pela Justiça Eleitoral aos deputados estaduais, federais, senadores, governador e vice, em cerimônia realizada nesta 2ª-feira, 19, na sede do TCE-GO. Ronaldo Caiado frisou como será o olhar da sua nova gestão: “Devemos governar respeitando a independência dos Poderes e olhando sempre para as minorias, sem esquecer que os mais vulneráveis devem ser prioridade”. Parlamentares revelaram as suas expectativas e projetos para os próximos quatro anos dedicados aos 7,2 milhões de goianos.

Os 41 deputados estaduais eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) receberam, na manhã desta segunda-feira, 19, os diplomas da Justiça Eleitoral que os tornam habilitados a assumir e exercer os mandatos. O ato foi realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em cerimônia no auditório nobre do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). Na ocasião, também foram diplomados os 17 deputados federais goianos, senador e suplentes, governador e vice-governador.

A solenidade foi presidida pelo presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos. Se juntou a ele na composição da mesa diretiva da solenidade de diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições de 2022, os seguintes: a vice-presidente do TRE-GO, desembargadora Amélia Araújo; o juiz Juliano Taveira; a juíza Mônica Moreno; a juíza Ana Cláudia Veloso; o juiz Ademir Teixeira; o vice-governador eleito Daniel Vilela; o desembargador Luiz Cláudio Veiga; o deputado estadual Cairo Salim (representando o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira, do PSD); o desembargador Daniel Viana Júnior; o presidente do TCE, Saulo Marques Mesquita; o procurador Regional Eleitoral de Goiás, Célio Vieira; e o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins.

Itaney Francisco Campos destacou que a solenidade marca a coroação das escolhas da população do estado, que manifestou a sua livre vontade nas urnas. “Como presidente da Corte eleitoral, gostaria de expressar, formalmente, a minha profunda gratidão e reconhecimento a todos que contribuíram para o resultado dessa missão”. E continuou: “Os eleitores foram votar porque confiam no sistema eleitoral brasileiro. Por meio dessa solenidade de diplomação é que a Justiça Eleitoral reconhece a legitimidade da eleição de cada um dos eleitos. Agora, eles terão a oportunidade de escrever novos capítulos da história”, acrescentou.

Com participação remota, o governador reeleito, Ronaldo Caiado (UB), relembrou a trajetória de Iris Rezende Machado (MDB) e Maguito Vilela (MDB), pai do seu vice-governador a partir de 2023, Daniel Vilela (UB), com a afirmativa de se inspirar neles para exercer a gestão do estado. Caiado também reafirmou o seu compromisso com a sociedade goiana. “Há 48 anos recebi o meu primeiro diploma, como médico, e sempre respeitei o princípio maior de cuidar das pessoas, sem relativizar nada, vide o comportamento que tivemos na pandemia de covid-19, tendo sido o primeiro governador a tomar medidas preventivas, seguindo sempre a ciência e a busca pela vida”, destacou.

Com a declaração de ser um “defensor intransigente da democracia”, o chefe do Executivo goiano salientou a importância de respeitar o processo eleitoral e disse como será o olhar da sua nova gestão. “Essa cerimônia de diplomação é oportunidade única de refletir sobre muitas coisas. Vivenciei as maiores crises políticas que esse País já enfrentou. Por isso devemos priorizar, mais do que nunca, o espírito público”, frisou. “O cargo não é feito para benefícios pessoais. Devemos governar consultando a nossa consciência, respeitando a independência dos Poderes e olhando sempre para as minorias, sem nunca esquecer que os mais vulneráveis devem ser prioridade. Por isso, Goiás é o primeiro estado a romper o ciclo da pobreza de forma concreta”.

Ronaldo Caiado destacou, ainda, os resultados conquistados pelo estado nos últimos quatro anos e as perspectivas para a próxima gestão. “Goiás hoje é referência nacional pelos resultados obtidos, dando uma oxigenada em vários setores, com uma educação pública de qualidade, saúde pública regionalizada e uma segurança pública que é referência em números em todo o País”, afirmou. “Promovemos justiça social, segurança jurídica e tudo mais, com um pacto entre os Poderes que priorizou a transparência e a aplicação correta do dinheiro público. Agora, recebo essa vitória com muita humildade e alegria, assumindo, aqui, o compromisso de fazer de Goiás o melhor estado para se viver, ouvindo crianças, jovens e idosos, que tanto nos ensinam”, concluiu.

Karlos Cabral deputado estadual por Rio Verde
Marrusa Boldrin, deputada Federal por Rio Verde

Expectativa

O segundo vice-presidente da Mesa Diretora do Parlamento goiano, Cairo Salim (PSD), eleito para o seu segundo mandato como deputado estadual, destacou as dificuldades enfrentadas na 19ª Legislatura da Alego e relatou a expectativa para os próximos quatro anos. “Passamos momentos difíceis com a pandemia, com a retomada da economia, e, agora, com a chegada da 20ª Legislatura, estamos muito otimistas. Sabemos que o nosso estado precisa alavancar o crescimento dos 246 municípios e nós estaremos ali para fiscalizar o Governo, legislar e trabalhar para os 7,2 milhões de goianos”, frisou.

O líder do Governo na Casa de Leis durante a 19ª Legislatura, Bruno Peixoto (UB), por sua vez, destinou os seus agradecimentos aos eleitores e reforçou o compromisso do Parlamento goiano com a sociedade. “Com essa diplomação, conseguimos o êxito de um novo mandato, com o intuito, sempre, de servir à população e de cuidar da população do estado de Goiás. Tenho certeza que o Legislativo e o Executivo vão trazer muito mais benefícios para a nossa gente”.

De saída da Alego para a Câmara dos Deputados, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) salientou o desejo de atuar no Parlamento federal, estabelecendo uma parceria frutífera com o Legislativo goiano. “Quero ser uma grande parceira dos deputados e deputadas de Goiás e ajudar a cuidar do nosso povo”, disse. “Queremos colaborar, enquanto deputados, somar por Goiás e fazer com que o estado possa, ainda mais, caminhar nos seus trilhos”, ressaltou Antônio Gomide (PT), reeleito ao cargo de deputado estadual.

O petista frisou, também, a importância do diálogo, o qual acredita que será mantido na Casa de Leis. “A Assembleia Legislativa é a casa do debate. Independentemente de ser base ou oposição, nós precisamos escutar a sociedade para melhorar as leis. Temos que abrir portas e fazer com que a sociedade possa estar dentro da Casa para fazer e conhecer, com transparência, aquilo que está acontecendo na gestão”, ponderou Antônio Gomide.

Lucas do Vale, deputado estadual por Rio Verde

Reeleito para o terceiro  mandato de deputado estadual, Virmondes Cruvinel (UB) disse que caminha para a 20ª Legislatura com vontade de fazer ainda mais diferença. “Um novo momento para buscar oportunidades para as pessoas, e, sem dúvidas, reforçar a união”, frisou. Já a novata no Parlamento goiano, Bia de Lima (PT) salientou que o desejo é de honrar a todos que depositaram os seus votos aos novos parlamentares. “Se Deus quiser, faremos um bom trabalho”, disse.

O sentimento é compartilhado por Fred Rodrigues (DC), que enfatizou o sentimento de “felicidade e responsabilidade” em relação ao mandato, e por Jamil Calife (PP), que frisou a “vontade de trabalhar para o progresso do estado”. Também em estreia no Parlamento goiano, Lucas do Vale (MDB) destacou que o intuito é “prosseguir com o trabalho já realizado pela Casa de Leis, em parceria com o Governo estadual, com atuação positiva em benefício de todos os goianos”.

Em razão da capacidade limitada do auditório, foram diplomados apenas os deputados eleitos. Os três primeiros suplentes dos parlamentares, estaduais e federais, poderão apresentar requerimento ao protocolo geral do TRE solicitando o diploma a partir de 7 de janeiro de 2023. O documento será expedido desde que sejam julgadas as respectivas contas de campanha.

Receberam os diplomas, na manhã desta segunda-feira, 19, os seguintes nomes:

Deputados estaduais

Coronel Adailton (PRTB)

Alessandro Moreira (PP)

Amauri Ribeiro (UB)

Amilton Filho (MDB)

Anderson Teodoro (Avante)

André do Premium (Avante)

Antônio Gomide (PT)

Bruno Peixoto (UB)

Cairo Salim (PSD)

Charles Bento (MDB)

Clécio Alves (Republicanos)

Cristiano Galindo (Solidariedade)

Delegado Eduardo Prado (PL)

Fred Rodrigues (DC)

George Morais (PDT)

Gustavo Sebba (PSDB)

Henrique César (PSC)

Issy Quinan (MDB)

Jamil Calife (PP)

Dr. José Machado (PSDB)

Júlio Pina (PRTB)

Major Araújo (PL)

Karlos Cabral (PSB)

Lincoln Tejota (UB)

Lineu Olímpio (MDB)

Lucas do Vale (MDB)

Lucas Calil (MDB)

Bia de Lima (PT)

Mauro Rubem (PT)

Paulo Cezar Martins (PL)

Renato de Castro (UB)

Quirino (Republicanos)

Rosângela Rezende (Agir)

Gugu Nader (Agir)

Talles Barreto (UB)

Veter Martins (Patriota)

Virmondes Cruvinel (UB)

Vívian Naves (PP)

Wagner Neto (PRTB)

Wilde Cambão (PSD)

Zeli (PRTB)

Deputados federais goianos

Delegada Adriana Accorsi (PT)

Adriano do Baldy (PP)

Professor Alcides (PL) 

Célio Silveira (MDB)

Daniel Agrobom (PL)

Flávia Morais (PDT)

Glaustin da Fokus (PSC)

Gustavo Gayer (PL)

Dr. Ismael Alexandrino (PSD)

Jeferson Rodrigues (Republicanos)

José Nelto (PP)

Lêda Borges (PSDB)

Magda Mofatto (PL)

Marussa Boldrin (MDB)

Rubens Otoni (PT)

Silvye Alves (UB)

Dr. Zacharias Calil (UB)

Senadores goianos

Wilder Morais (PL)

1º suplente – Izaura Cardoso (PL)

2º suplente – Hélio Araújo (PL)

Governador

Ronaldo Caiado (UB)

Vice-governador

Daniel Vilela (UB)

Agência Assembleia de Notícias

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

destaque

Vai reunir a família para ver o Brasil? Saiba quais equipamentos mais sobrecarregam a instalação elétrica

Published

on

 Monitoramento intensificado da rede, equipes de prontidão e dicas de segurança marcam atuação da distribuidora durante partida desta sexta-feira (19)

Goiânia, 18 de junho de 2026 – A Seleção Brasileira volta a campo amanhã (19), às 21h30, para enfrentar o Haiti pela Copa do Mundo. Com a expectativa de casas cheias, reuniões entre amigos e movimentação em bares e restaurantes de todo o estado, a Equatorial Goiás reforçou sua operação especial para acompanhar o aumento da demanda por energia durante a partida e garantir maior agilidade no atendimento em caso de ocorrências.

O plano envolve uma série de ações preventivas e operacionais, incluindo monitoramento intensificado da rede elétrica, restrição de desligamentos programados durante o horário do jogo, mobilização de equipes técnicas de prontidão em todas as regiões do estado e atuação integrada entre as áreas de operação, tecnologia e telecomunicações.

A estratégia é coordenada pelo Centro de Operações Integradas (COI), responsável pelo acompanhamento em tempo real do sistema elétrico goiano. Durante a partida, a companhia amplia o monitoramento dos principais ativos da rede e mantém protocolos específicos para agilizar a resposta em caso de ocorrências.

Segundo o gerente de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinícyus Lima, o planejamento considera o comportamento típico observado durante grandes eventos esportivos. “Os jogos da Seleção costumam provocar um comportamento simultâneo de consumo em todo o estado, especialmente no início da partida e nos intervalos. Por isso, reforçamos o monitoramento da rede elétrica, mobilizamos equipes em todas as regiões e mantemos protocolos específicos para garantir mais agilidade operacional durante o jogo”, explica o gerente.

Além da atuação reforçada das equipes operacionais, a distribuidora orienta os clientes a adotarem cuidados simples com as instalações elétricas durante as confraternizações. O uso simultâneo de televisores, caixas de som, air fryers, churrasqueiras elétricas, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado pode provocar sobrecargas quando conectado de forma inadequada.

Para a Executiva de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Suzane Caires, evitar improvisações é fundamental para prevenir acidentes. “É comum que as pessoas utilizem vários equipamentos ao mesmo tempo durante os jogos. Televisão, caixas de som, air fryer, churrasqueira elétrica e ventiladores acabam concentrando uma carga elevada em um mesmo circuito. O ideal é evitar improvisações com extensões e benjamins para reduzir riscos de sobrecarga, aquecimento da instalação e até incêndios”, orienta.

 Operação Copa do Mundo

Durante a partida entre Brasil e Haiti, a Equatorial Goiás contará com:

* Monitoramento intensificado da rede elétrica pelo Centro de Operações Integradas (COI);

* Restrição de desligamentos programados durante o horário da partida;

* Equipes técnicas de prontidão distribuídas em todas as regiões do estado;

* Acompanhamento em tempo real dos principais ativos do sistema elétrico;

* Atuação integrada entre áreas de operação, tecnologia e telecomunicações;

* Protocolos especiais para agilizar a resposta em caso de ocorrências.

 Escalação da segurança: o que evitar durante o jogo

Para que a única preocupação do torcedor seja o resultado da partida, a Equatorial Goiás orienta sobre alguns hábitos que devem ser evitados:

 O efeito cascata: nunca ligue uma extensão dentro de outra extensão ou monte torres de benjamins na mesma tomada.

Circuitos integrados: evite conectar churrasqueiras elétricas, air fryers e outros equipamentos de alta potência no mesmo circuito utilizado por televisores e aparelhos de som.

Fios ocultos: não passe cabos de extensões por baixo de tapetes, móveis ou cortinas.

 Celular no sofá: evite carregar celulares ou caixas de som portáteis sobre superfícies inflamáveis, como sofás, camas e almofadas.

Tomadas aquecidas : ao perceber aquecimento excessivo, cheiro de queimado ou fumaça, desligue imediatamente os equipamentos.

Atendimento ao cliente

Em caso de ocorrências, os clientes podem acessar os canais oficiais da distribuidora:

Assistente virtual Clara: WhatsApp (62) 3243-2020

Aplicativo Equatorial Energia: disponível para Android e iOS

Central de Atendimento : 0800 062 0196

Sobre a Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o terceiro maior grupo de distribuição de energia do país, com sete concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 237 municípios do estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 quilômetros quadrados.

Continue Reading

destaque

Motoristas de Goiás derrubaram nove postes por dia no primeiro trimestre de 2026

Published

on

Colisões contra as estruturas da rede elétrica afetam o fornecimento de energia para mais de 110 mil clientes no período em todo estado

Goiânia, 4 de maio de 2026 – No primeiro trimestre de 2026, a Equatorial Goiás registrou 839 ocorrências de quedas ou danos de postes causados por colisões de trânsito, o que representa uma média aproximada de 9 postes atingidos por dia. As ocorrências provocaram interrupção no fornecimento de energia para mais de 116 mil clientes entre janeiro e março deste ano.

Apesar do volume expressivo, o número representa uma redução de 34% em relação ao último trimestre de 2025, quando foram registradas mais de 1,2 mil ocorrências, com impacto em mais de 156 mil clientes. Em todo o ano de 2025, a Equatorial Goiás contabilizou 4.382 ocorrências de postes abalroados por acidente de trânsito, que afetaram mais de 555,7 mil clientes.

Maio Amarelo

No contexto da campanha do Maio Amarelo, que em 2026 traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a Equatorial Goiás reforça a importância  da conscientização sobre segurança viária e direção defensiva para proteger vidas e garantir o fornecimento de energia de forma contínua.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de abalroamento de postes de energia elétrica no estado de Goiás. A maioria dos casos está associada ao desrespeito à legislação de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool, em alta velocidade ou sem observar as práticas de direção segura.

As outras causas mais comuns são eventos climáticos, como vendaval, descarga atmosférica, além de danos causados por terceiros. De acordo com dados da concessionária, a maior concentração das ocorrências acontece durante o período da manhã, com mais de 42,6% dos casos. As ocorrências da tarde representam 34,8%, seguidas pelo período noturno (13,2%) e pela madrugada (9,4%).

O Gerente de Manutenção da Equatorial Goiás, César Augusto Guerrilha D´Ávila, ressalta que o respeito às leis de trânsito contribui para a garantia de acesso à energia de forma segura. “O abalroamento de postes é um desafio estrutural que exige mudança de comportamento no trânsito. A Equatorial Goiás está comprometida em manter a rede elétrica funcionando, mas a prevenção começa antes do acidente”, afirmou o gerente.

Danos e responsabilidade

Quando ocorre uma colisão contra postes da distribuidora, as equipes da companhia são imediatamente deslocadas para retirar a estrutura danificada e instalar os novos equipamentos, além de reorganizar toda a rede elétrica conectada para garantir a segurança e o reabastecimento de energia aos clientes impactados.

O condutor responsável pelo acidente responde financeiramente pelos danos causados à infraestrutura de rede elétrica e deve arcar, portanto, com os custos da substituição do poste atingido.

A concessionária reforça as orientações de segurança em casos de acidentes envolvendo os postes de energia:

Se tiver cabos caídos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;

Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;

Caso o poste tenha caído sobre o veículo, o motorista não deve sair do automóvel até a chegada de socorro;

No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente; 

Mantenha o veículo com a manutenção em dia, verificando as condições dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores; 

Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica; 

Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a sua vida, dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima; 

Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado.

Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;

Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário. 

Canais de atendimento

Os clientes podem registrar qualquer ocorrência pelos canais de atendimento da Equatorial Goiás:

• Agência Virtual no site www.equatorialenergia.com.br;

• Aplicativo Equatorial Energia (Android e iOS);

• Atendente virtual Clara, via WhatsApp, pelo número (62) 3243-2020;

• Call Center 0800 062 0196;

• Agências de atendimento distribuídas em todo o estado.

Sobre a Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Para conferir mais detalhes, confira o link com a fala do técnico de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Antônio Correa:

Continue Reading

destaque

Dia do Trabalho: Celebrar a data é homenagear quem move a economia e contribui diariamente para o crescimento da sociedade.

Published

on

Por Oníria Guimaraes

Iniciamos mais um mês com comemorações importantes. Dia 1º de maio é o dia do Trabalho, feriado nacional. Esta data tem origem nas lutas dos trabalhadores por melhores condições de trabalho no século XIX. A data remete a uma grande greve realizada em Chicago, em 1886, quando milhares de operários foram às ruas reivindicar a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias, salários justos e direitos básicos. O movimento marcou a história mundial e transformou o 1º de maio em símbolo da valorização do trabalho e da luta por justiça social.

No Brasil, a data passou a ser comemorada oficialmente em 1925, durante o governo de Artur Bernardes. Mais tarde, durante a era de Getúlio Vargas, o Dia do Trabalho ganhou ainda mais relevância, com anúncios de importantes avanços trabalhistas. Em 1943, foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que reuniu normas e garantias para empregados urbanos.

Entre as principais conquistas dos trabalhadores brasileiros ao longo das décadas estão a carteira assinada, férias remuneradas, descanso semanal, salário mínimo, 13º salário, licença-maternidade, licença-paternidade, jornada de trabalho regulamentada, adicional de férias, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e aposentadoria. Esses direitos representam avanços históricos construídos por meio da organização sindical, do diálogo social e das lutas coletivas.

Infelizmente algumas destas conquistas importantes para o trabalhador, alcançadas ao longo de muitos anos, lhes foram tiradas no governo anterior. Em 11 de novembro de 2019, o Governo Bolsonaro publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a MP 905 (Medida Provisória), que instituiu o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo (apelidada de “carteira de trabalho verde e amarela”). A MP alterou 86 pontos da CLT, que já havia sofrido uma reforma em 2017 no Governo Temer, e avançou em retirada de direitos trabalhistas. Entre as principais alterações da MP 905/19, estão: Taxação do seguro-desemprego desde março/2020; redução de 8% para 2% no depósito mensal do FGTS; nas demissões sem justa causa, indenização será reduzida de 40% para 20% e o pagamento também pode agora ser parcelado pela empresa; acidente de percurso (in itinere) não será mais considerado acidente de trabalho, em que era gerada inclusive CAT quando ocorria; liberação geral do trabalho aos domingos e feriados e fim das horas extras em dobro; aumento da jornada de trabalho dos BANCÁRIOS; exclusão dos sindicatos nas negociações do PLR: não é mais obrigatório que os sindicatos de trabalhadores integrem as comissões paritárias de negociação da PLR, a qual poderá ser negociada diretamente entre os patrões e os empregados; fim de contribuição sindical; entre outras perdas expressivas de direitos que os trabalhadores conquistaram ao longo dos anos.

Continuamos na torcida para que haja verdadeiramente mudança no atual governo, para melhor. A esperança do trabalhador brasileiro é que seja aprovada a proposta legislativa para o fim da escala 6×1, ou seja, a jornada de trabalho de seis dias consecutivos com apenas um de descanso. O objetivo é reduzir a carga horária semanal para aumentar o tempo de lazer e convívio familiar, permitindo escalas como a 5×2 (cinco dias de trabalho, dois de descanso). Que essa proposta seja aprovada e que o trabalhador possa ver seus direitos reconquistados, tendo assim, mais motivação no seu trabalho.   

Portanto, o Dia 1º de maio é mais do que um feriado, o Dia do Trabalho é um momento de reflexão sobre a importância de cada profissional para o desenvolvimento do país. Também é uma oportunidade para reconhecer os desafios atuais, como a geração de empregos, a qualificação profissional e a valorização do trabalhador diante das transformações do mercado. Celebrar a data é homenagear quem move a economia e contribui diariamente para o crescimento da sociedade.

Parabéns, a todos os trabalhadores (as)!

Continue Reading

Tendências