ESTADO
Varejo goiano tem alta em setembro de 1,9% nas vendas
Segmentos de livros, informática, produtos farmacêuticos e combustíveis foram responsáveis pelos principais crescimentos, em relação ao mesmo período de 2021
Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (09/11) mostra que o volume de vendas do varejo goiano registrou alta de 1,9% em setembro, no comparativo com igual período de 2021. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

A alta ocorreu devido ao avanço de quatro atividades. O maior aumento de vendas se deu no grupo livros, jornais, revistas e papelaria, que subiu 34,9% em setembro na comparação com agosto, acumulando alta de 38% no ano e 30,5% em 12 meses. Já o segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, subiu 21,7% no mês em comparação a agosto, acumulando o mesmo percentual no ano e 16% em 12 meses.
O grupo artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos subiu 13,7% em setembro comparado a agosto, acumulando alta de 11,4% no ano e de 11,7% em 12 meses. Por último, outra atividade de forte importância no comércio varejista goiano é o de combustíveis e lubrificantes, que subiu 10% em setembro em relação a agosto.
“O comércio varejista tem um papel importante na economia goiana, pois gera emprego e renda para milhares de famílias. Os números mostram crescimento, apesar das dificuldades”, avalia o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’anna Braga Filho.
Nacional
Em setembro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceu 1,1% no comparativo a agosto, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,3%. Na comparação com setembro de 2021, houve alta de 3,2%, com a segunda taxa positiva seguida, e no ano, o setor acumulou aumento de 0,8%. Foto: Rodrigo Cabral
ESTADO
Governo de Goiás lança GTA Digital para transporte de animais
Medida representa avanço para o setor pecuário, simplificando procedimentos e reduzindo custos. Entenda como funciona

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), publicou a Instrução Normativa nº 2/2026, que autoriza a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA) em formato digital, durante o transporte de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal dentro do estado de Goiás. A medida foi anunciada na segunda-feira (22/6), em evento de entrega de benefícios para produtores rurais no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO).
O governador Daniel Vilela participou da cerimônia, ao lado do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ademar Leal, do presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, e de lideranças políticas e do setor agropecuário.

Ao reforçar a importância da novidade, Daniel Vilela afirmou que a tecnologia simplifica processos e facilita a rotina de quem atua na produção agropecuária. “Estamos trabalhando para reduzir a burocracia e utilizar a tecnologia como aliada do produtor rural”, afirmou. O secretário estadual de Agricultura, Ademar Leal, lembrou que a novidade não elimina a alternativa da versão impressa. “É mais uma modernização que estamos entregando. O produtor pode andar apenas com o celular, mas isso se ele quiser porque o papel continua valendo”, acrescentou.
Transformação digital
“Goiás já tem o sistema de defesa agropecuário mais moderno do país, que é o Sidago, e agora dá mais um passo em direção à transformação digital dos serviços públicos”, ressaltou o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos. “Todo esse trabalho tem a parceria da Secretaria da Economia, um parceiro importante na viabilização desse benefício”, destacou. Por meio do Sidago, o produtor pode emitir tanto a GTA quanto a Nota Fiscal para transporte de animais.

O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, explicou a medida: “O produtor ou transportador pode carregar tanto a versão impressa quanto a digital, sendo que essa versão digital pode ser o arquivo em PDF, um print ou foto do documento ou ainda o QR Code gerado dentro do aplicativo do Sidago, que ele pode baixar no smartphone”.
Validade
A normativa estabelece que, para ser considerada válida, a GTA em formato digital deve conter código de autenticação (QR Code) que permita a conferência direta junto ao Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago); estar integralmente legível e disponível para visualização imediata, inclusive em dispositivos móveis; e possibilitar a verificação, pela autoridade fiscal, de que foi regularmente emitida no Sidago.
“Se houver algum tipo de defeito ou falha que impossibilite a conferência correta da versão eletrônica, a versão impressa ainda pode ser exigida pelo fiscal. Isso é necessário para que Goiás mantenha um alto nível de conformidade e segurança. A saúde animal e humana vem em primeiro lugar”, reforça o diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Renan Willian. Fotos: Secom e Seapa
ESTADO
Agrodefesa reúne cerca de 600 profissionais para capacitação sobre emergências sanitárias
Maior capacitação do gênero já realizada no país vai preparar equipes para respostas rápidas e eficientes em casos de risco iminente e introdução de doenças e pragas de alto impacto produtivo e comercial

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realiza, de 23 a 25 de junho de 2026, em Goiânia (GO), uma capacitação sobre o Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária. O evento deve reunir cerca de 600 profissionais, entre médicos-veterinários, engenheiros-agrônomos, zootecnistas, engenheiros de alimentos e gestores administrativos. O objetivo é preparar o corpo funcional da Agência para agir com rapidez, eficiência e segurança jurídica em cenários de risco iminente ou introdução de doenças e pragas em território goiano.
O primeiro dia de programação (terça-feira, 23/6) reunirá todos os participantes no Teatro PUC, no Jardim Goiás. Após a abertura oficial com a presença de autoridades e lideranças do setor agropecuário, o consultor Bruno Pessamilio detalhará as etapas e os procedimentos do Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária. Também serão palestrantes do evento os especialistas Simone Valéria Costa Pereira (Sistema de Comando de Incidentes) e Ricardo Hillman (Área Vegetal).
O segundo dia de programação (quarta-feira, 24/6) será novamente realizado no Teatro PUC, com todos os participantes. Já no terceiro e último dia (quinta-feira, 25/6) as equipes serão separadas por especialidade e receberão orientações específicas de cada área. A área vegetal irá para o auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a área animal para o auditório da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, lembra que a elaboração do Plano de Contingência foi uma iniciativa inovadora do Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa. “Pela primeira vez no Brasil um projeto dessa natureza contemplou ações de defesa vegetal”, destaca ele. “Agora o Governo do Estado volta a fazer história com a realização da maior capacitação do gênero no país. São centenas de servidores envolvidos. Queremos ser o órgão mais bem preparado para emergências sanitárias”, acrescenta ele.
Etapas
Em janeiro de 2025, a Agrodefesa instituiu um grupo de trabalho para elaborar a proposta de plano de contingência para emergências em defesa agropecuária. O documento de 47 páginas ficou pronto em junho e foi implementado oficialmente em setembro do mesmo ano pela Portaria 520/2025. De lá pra cá, a Gerência de Educação Sanitária passou a planejar e organizar uma ampla capacitação sobre o Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária.

O Plano de Contingência da Agrodefesa estabelece de forma clara as diretrizes de prevenção, resposta rápida e recuperação do status sanitário do estado frente a ameaças fitossanitárias e zoossanitárias. Alinhado às normas federais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o documento abrange protocolos operacionais complexos, que vão desde a investigação epidemiológica inicial e controle de movimentação de cargas e animais, até procedimentos rígidos de eliminação de focos, destruição de materiais de risco e descontaminação de ambientes rurais.
Estrutura geral
A engrenagem tática e operacional da resposta de crise é estruturada a partir do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e gerida por meio dos Centros de Operações de Emergência Sanitária (Coesa) — divididos em Coezoo para emergências animais e Coefito para vegetais. O modelo organizacional integra diferentes áreas da agência e foca na autonomia operacional das equipes de campo, prevendo também a gestão logística, a liberação de indenizações aos produtores afetados e o uso de ferramentas digitais robustas, como o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).
O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, ressalta a importância da iniciativa para a economia goiana. “A introdução de pragas e enfermidades de alto impacto, como a gripe aviária e o greening, tem potencial para gerar embargos e prejuízos severos. Com esse plano estruturado e equipes amplamente capacitadas, garantimos que qualquer resposta governamental seja rápida e coordenada, blindando o patrimônio agropecuário goiano e transmitindo segurança aos nossos produtores e aos parceiros comerciais”, afirma.
[Serviço]
Evento: Agrodefesa realiza capacitação sobre Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária
Quando: 23 a 25 de junho de 2026.
Abertura oficial e entrevistas: 23 de junho (terça-feira), às 8 horas, no Teatro PUC (Av. Fued José Sebba, Quadra A16, nº 1184, Jardim Goiás), em Goiânia (GO).
ESTADO
Goiás alcança melhor índice de desenvolvimento humano da história e entra em faixa de alto desenvolvimento

Goiás passou a integrar o grupo de estados brasileiros classificados com alto desenvolvimento humano, após registrar, em 2024, o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da série histórica. Os dados foram divulgados no Radar IDHM 2026, levantamento produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundação João Pinheiro e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estado atingiu índice de 0,815, superando a média nacional, que ficou em 0,805. Com o resultado, Goiás ocupa a sétima colocação no ranking nacional e aparece em segundo lugar entre os estados da região Centro-Oeste, atrás apenas do Distrito Federal.
O estudo acompanha os indicadores entre os anos de 2012 e 2024 e mostra crescimento contínuo do desenvolvimento humano em Goiás, impulsionado principalmente pelos avanços nas áreas de educação, renda e longevidade.
Ao longo da série histórica, o índice goiano passou de 0,744, em 2012, para 0,815 em 2024. O resultado também supera os níveis registrados antes da pandemia da Covid-19. Em 2019, Goiás tinha IDHM de 0,780. Já em 2021, durante os impactos da crise sanitária, o índice caiu para 0,755.
Segundo o governador Daniel Vilela, o desempenho reflete o crescimento econômico e os investimentos realizados pelo estado nos últimos anos.
“Goiás vive hoje um ciclo de desenvolvimento, com equilíbrio fiscal, geração de oportunidades e políticas públicas que chegam às pessoas. Esse resultado mostra que estamos avançando, que o estado cresce com responsabilidade e transforma investimento público em melhoria real na vida dos goianos”, afirmou.
O IDHM mede o desenvolvimento humano com base em três dimensões: educação, renda e longevidade. Diferentemente de indicadores exclusivamente econômicos, o índice considera fatores ligados às condições de vida da população, como acesso à educação, expectativa de vida e renda.
Educação lidera avanço em Goiás
A educação foi o principal destaque goiano no levantamento. O estado alcançou índice de 0,821 nessa dimensão, o quarto melhor resultado do país, acima da média nacional de 0,798. Com isso, Goiás passou a integrar a faixa de muito alto desenvolvimento humano em educação.
O crescimento ocorreu de forma gradual ao longo dos últimos anos. Em 2012, o índice educacional era de 0,693. Em 2024, atingiu o maior patamar da série histórica.
O indicador considera fatores como escolaridade da população adulta e frequência escolar de crianças, adolescentes e jovens. Entre as ações implementadas pelo governo estadual estão a ampliação do ensino em tempo integral, programas de alfabetização, modernização da rede escolar e iniciativas voltadas à permanência dos estudantes na escola pública.
“O investimento em Educação é o que garante transformação social duradoura. Goiás tem avançado porque priorizou políticas públicas que dão oportunidade, reduzem desigualdades e ajudam a construir um futuro melhor para nossos jovens”, declarou Daniel Vilela.
Estado apresenta redução nas desigualdades
Na dimensão longevidade, Goiás registrou a segunda menor diferença do país entre a população branca e a população negra, ficando atrás apenas do Distrito Federal.
Em 2024, o IDHM de longevidade foi de 0,884 para a população branca e de 0,862 para a população negra. A diferença de 0,022 ponto está entre as menores do Brasil.
O estudo também apontou desempenho acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Ajustado à Desigualdade (IDHMAD), que mede os efeitos das desigualdades internas sobre o desenvolvimento humano.
Goiás alcançou índice de 0,672, enquanto a média brasileira ficou em 0,641, colocando o estado na sexta posição nacional nesse recorte.
“O mais importante é que os avanços chegam à população. Goiás cresce de forma equilibrada, reduz desigualdades e cria condições para que mais pessoas tenham acesso à renda, educação e qualidade de vida”, completou o governador. Fonte: Brasil 61
-
Fashion9 anos agoThese ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
-
Entertainment9 anos agoThe final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season
-
Fashion9 anos agoAccording to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back
-
cidade11 meses ago
RIO VERDE 177 ANOS: UMA HISTÓRIA QUE ORGULHA GOIÁS
-
Entertainment9 anos agoThe old and New Edition cast comes together to perform
-
Uncategorized3 meses agoEquatorial Goiás monta operação especial para garantir energia segura durante o Campeonato Mundial de Motovelocidade, em Goiânia
-
politica1 mês agoRio Verde fortalece nomes da base governista para 2026
-
Sports9 anos agoPhillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play
