Connect with us

ESTADO

Com feitos históricos, Lissauer Vieira deixará um legado de êxitos e realizações na Alego

Published

on

Proximo ao término de sua gestão à frente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira acumula em sua lista de realizações conquistas que ficarão marcadas em sua ascendente e promissora trajetória política

Altamente habilidoso, pautado pela ética, seriedade e transparência, não só com seus pares, mas com toda a sociedade goiana, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), caminha para o fim de sua gestão à frente do Poder Legislativo com um saldo extremamente positivo de conquistas, realizações e marcos que ficarão como legado para a sua vida pública e para a história do Parlamento goiano.
Considerado pelos parlamentares desta, e até mesmo de outras legislaturas, e ainda pelos servidores da Alego como um dos melhores presidentes que já se passaram por aquela Casa de Leis, Lissauer Vieira é, sem dúvidas, um dos nomes do cenário político goiano de maior ascensão na atualidade, sendo amplamente reconhecido perante os outros Poderes, por lideranças classistas e políticas e por diversos segmentos de toda a sociedade civil organizada.
Com todo o respeito que adquiriu durante os seus dois mandatos e, principalmente, pela sua forma responsável e ilibada de “fazer política”, Lissauer foi cotado no período pré-eleitoral como um dos possíveis candidatos a deputado federal mais fortes em todo o estado, sendo, talvez, o mais votado do território goiano. No entanto, após o falecimento de seu pai, em fevereiro deste ano, ele desistiu do projeto por questões pessoais e familiares.
Posteriormente, atendendo o “clamor” de prefeitos, vereadores, deputados e lideranças dos quatro cantos de Goiás, decidiu colocar o seu nome à disposição como pré-candidato ao Senado, mas, após diálogo com o seu partido, entendeu que o melhor caminho a seguir seria o da união e do fortalecimento da chapa. Decisões, estas, que demonstram o equilíbrio, a sabedoria e a humildade, características que fazem de Lissauer Vieira uma das figuras de maior credibilidade em todas as esferas públicas de Goiás.

Presidência da Alego
Defendendo maior autonomia e independência do Poder Legislativo, Lissauer Vieira foi eleito em fevereiro de 2019 presidente da Assembleia Legislativa de Goiás com 37 dos 41 votos válidos. Em outubro do mesmo ano, foi reeleito, por unanimidade, presidente da Casa para o biênio 2021-2023. Algo totalmente inédito e até mesmo inesperado, mas foi um atestado de reconhecimento da capacidade de gestão, diálogo e compromisso público de Lissauer Vieira.
Ao longo de sua administração, com a ampla deferência que conquistou em todo o âmbito do Poder Legislativo, Lissauer implementou importantes ações que, além de aproximar toda a população da Casa de Leis, ainda resgatou e fortaleceu a credibilidade da Alego perante a sociedade. A construção da nova sede por exemplo, em plena pandemia da Covid-19, comprovou a conduta audaciosa e corajosa de Lissauer que, mesmo com as todas as adversidades do período, atuou com responsabilidade e com o respeito ao dinheiro público, resultando na entrega de uma obra paralisada há anos.

Reconhecimento parlamentar
Para o deputado Virmondes Cruvinel (UB), a conduta de Lissauer à frente da Alego entrará para a história do Poder Legislativo. “Sua gestão fica na história pela competência que ele teve de encabeçar o enorme esforço para concluir a obra da nova sede da Alego. É um marco definitivo para a qualidade do funcionamento da Casa. A população agora tem muito mais condições de acompanhar e de participar do trabalho parlamentar. E deputados e servidores passaram a ter condições de trabalho dignas da importância do Poder Legislativo. Lissauer fez isso respeitando cada deputado e cada bancada na Casa, sempre buscando a harmonia com o Poder Executivo”, destacou.
O deputado Thiago Albernaz (MDB) também enalteceu a atuação de Lissauer evidenciando, sobretudo, o seu compromisso público com todo o estado de Goiás. “À frente da Assembleia Legislativa Lissauer Vieira demonstrou ser um homem com compromisso público com a população do estado. O Parlamento goiano se aproximou do cidadão com seus programas e ações. Tivemos também o grande marco da conclusão da nova sede, que trouxe mais conforto e qualidade ao atendimento da população que busca na Alego a entrega de suas demandas”, sublinhou.
Amauri Ribeiro (UB) salientou o empenho e a total dedicação de Lissauer Vieira à frente do Parlamento. Para o deputado, um dos melhores presidentes que já passaram pela Alego. “A gestão de Lissauer mudou a cara da Assembleia, inclusive até o nosso local de trabalho. Hoje temos um prédio que pouquíssimos estados possuem. O presidente inovou nos dois mandatos à frente da Alego, acredito que não teremos nos próximos mandatos um presidente com tanta dedicação e amor por essa Casa de Leis e, claro, com tanto empenho em resolver a vida do cidadão”, enfatizou.
Já o deputado Chico KGL (UB) afirmou que o presidente Lissauer “abriu as portas” da Alego para os parlamentares. “O deputado Lissauer marcou história. Ele abriu as portas da Assembleia para os parlamentares e entregou essa sede que é uma das mais modernas do País. Ele é um deputado municipalista que por onde andou, em cada município, levou emendas e benefícios para a nossa população. Com certeza um verdadeiro homem público que não pode sair da política, precisamos de pessoas assim como ele que quer ver sempre o bem do seu povo. É disso que o estado de Goiás precisa”, reforçou.
Representante do Entorno do Distrito Federal, Wilde Cambão (PSD) disse que Lissauer Vieira conquistou o respeito de todos os parlamentares da Casa, tanto da base governista quanto da oposição. “Ele é uma grande liderança do nosso estado, fez um trabalho excepcional na Alego, respeitado por todos nós deputados. Um político ímpar, conciliador, que sabe ouvir todo mundo e que é referência para todos os parlamentares. Essa legislatura deve muito ao deputado Lissauer”, definiu.
Da mesma forma, o deputado Cairo Salim (PSD) classificou a gestão de Lissauer como “extremamente positiva”. “O presidente Lissauer saiu muito bem nestes dois mandatos. Atendeu as demandas dos colegas parlamentares e de toda a população goiana. Um companheiro, muito bom de diálogo. Se formos fazer um raio-x da sua gestão posso afirmar que é extremamente positiva”, completou.

Harmonia com o Executivo
Além do amplo reconhecimento parlamentar e de toda a sua gama de conquistas e realizações, outra marca que ficará como legado para a trajetória política de Lissauer Vieira é a autonomia empreendida por ele à frente do Parlamento goiano, mas mantendo sempre a harmonia com o Poder Executivo. Uma habilidade que, certamente, poucos homens públicos possuem e que trouxe resultados significativamente positivos para o estado de Goiás.
Através dessa relação independente, mas ao mesmo tempo harmônica com o governo estadual, Lissauer conseguiu ampliar e fortalecer a base do governador Ronaldo Caiado na Casa e avançar em discussões extremamente importantes, sobretudo, no que tange à situação fiscal de Goiás, como a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para o refinanciamento de débitos com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
No período da pandemia da Covid-19, a atuação de Lissauer também foi crucial para a deliberação de matérias voltadas para o enfrentamento da crise. Preocupado em não paralisar as atividades legislativas, implantou de forma inédita em Goiás o Sistema de Deliberação Remota (SDR), o que permitiu que os projetos fossem discutidos e votados de forma não presencial, refletindo, assim, no amplo suporte aos mais afetados pela crise sanitária no estado em todas as áreas.
Por fim, além de todas essas “façanhas” à frente da presidência da Alego, Lissauer ainda assumiu, nas eleições deste ano, a coordenação-geral da campanha vitoriosa do governador Ronaldo Caiado. Para alguns, uma verdadeira “mão abençoada”, mas a realidade que não se pode negar é que Lissauer Vieira é, de fato, um gestor nato, que traz consigo a ética, o respeito com a máquina pública e, acima de tudo, o desejo de ver um estado cada vez mais pujante, justo e com qualidade de vida para todos os 7 milhões e duzentos mil goianos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ESTADO

Governo de Goiás lança GTA Digital para transporte de animais

Published

on

Medida representa avanço para o setor pecuário, simplificando procedimentos e reduzindo custos. Entenda como funciona

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), publicou a Instrução Normativa nº 2/2026, que autoriza a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA) em formato digital, durante o transporte de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal dentro do estado de Goiás. A medida foi anunciada na segunda-feira (22/6), em evento de entrega de benefícios para produtores rurais no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO).

O governador Daniel Vilela participou da cerimônia, ao lado do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ademar Leal, do presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, e de lideranças políticas e do setor agropecuário.

Entrega de benefícios e lançamento da GTA Digital no Palácio Pedro Ludovico Teixeira

Ao reforçar a importância da novidade, Daniel Vilela afirmou que a tecnologia simplifica processos e facilita a rotina de quem atua na produção agropecuária. “Estamos trabalhando para reduzir a burocracia e utilizar a tecnologia como aliada do produtor rural”, afirmou. O secretário estadual de Agricultura, Ademar Leal, lembrou que a novidade não elimina a alternativa da versão impressa. “É mais uma modernização que estamos entregando. O produtor pode andar apenas com o celular, mas isso se ele quiser porque o papel continua valendo”, acrescentou.

Transformação digital

“Goiás já tem o sistema de defesa agropecuário mais moderno do país, que é o Sidago, e agora dá mais um passo em direção à transformação digital dos serviços públicos”, ressaltou o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos. “Todo esse trabalho tem a parceria da Secretaria da Economia, um parceiro importante na viabilização desse benefício”, destacou. Por meio do Sidago, o produtor pode emitir tanto a GTA quanto a Nota Fiscal para transporte de animais.

O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, explicou a medida: “O produtor ou transportador pode carregar tanto a versão impressa quanto a digital, sendo que essa versão digital pode ser o arquivo em PDF, um print ou foto do documento ou ainda o QR Code gerado dentro do aplicativo do Sidago, que ele pode baixar no smartphone”.

Validade

A normativa estabelece que, para ser considerada válida, a GTA em formato digital deve conter código de autenticação (QR Code) que permita a conferência direta junto ao Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago); estar integralmente legível e disponível para visualização imediata, inclusive em dispositivos móveis; e possibilitar a verificação, pela autoridade fiscal, de que foi regularmente emitida no Sidago.

“Se houver algum tipo de defeito ou falha que impossibilite a conferência correta da versão eletrônica, a versão impressa ainda pode ser exigida pelo fiscal. Isso é necessário para que Goiás mantenha um alto nível de conformidade e segurança. A saúde animal e humana vem em primeiro lugar”, reforça o diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Renan Willian. Fotos: Secom e Seapa

Continue Reading

ESTADO

Agrodefesa reúne cerca de 600 profissionais para capacitação sobre emergências sanitárias

Published

on

Maior capacitação do gênero já realizada no país vai preparar equipes para respostas rápidas e eficientes em casos de risco iminente e introdução de doenças e pragas de alto impacto produtivo e comercial

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realiza, de 23 a 25 de junho de 2026, em Goiânia (GO), uma capacitação sobre o Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária. O evento deve reunir cerca de 600 profissionais, entre médicos-veterinários, engenheiros-agrônomos, zootecnistas, engenheiros de alimentos e gestores administrativos. O objetivo é preparar o corpo funcional da Agência para agir com rapidez, eficiência e segurança jurídica em cenários de risco iminente ou introdução de doenças e pragas em território goiano.

O primeiro dia de programação (terça-feira, 23/6) reunirá todos os participantes no Teatro PUC, no Jardim Goiás. Após a abertura oficial com a presença de autoridades e lideranças do setor agropecuário, o consultor Bruno Pessamilio detalhará as etapas e os procedimentos do Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária. Também serão palestrantes do evento os especialistas Simone Valéria Costa Pereira (Sistema de Comando de Incidentes) e Ricardo Hillman (Área Vegetal).

O segundo dia de programação (quarta-feira, 24/6) será novamente realizado no Teatro PUC, com todos os participantes. Já no terceiro e último dia (quinta-feira, 25/6) as equipes serão separadas por especialidade e receberão orientações específicas de cada área. A área vegetal irá para o auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a área animal para o auditório da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, lembra que a elaboração do Plano de Contingência foi uma iniciativa inovadora do Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa. “Pela primeira vez no Brasil um projeto dessa natureza contemplou ações de defesa vegetal”, destaca ele. “Agora o Governo do Estado volta a fazer história com a realização da maior capacitação do gênero no país. São centenas de servidores envolvidos. Queremos ser o órgão mais bem preparado para emergências sanitárias”, acrescenta ele.

Etapas

Em janeiro de 2025, a Agrodefesa instituiu um grupo de trabalho para elaborar a proposta de plano de contingência para emergências em defesa agropecuária. O documento de 47 páginas ficou pronto em junho e foi implementado oficialmente em setembro do mesmo ano pela Portaria 520/2025. De lá pra cá, a Gerência de Educação Sanitária passou a planejar e organizar uma ampla capacitação sobre o Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária.

O Plano de Contingência da Agrodefesa estabelece de forma clara as diretrizes de prevenção, resposta rápida e recuperação do status sanitário do estado frente a ameaças fitossanitárias e zoossanitárias. Alinhado às normas federais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o documento abrange protocolos operacionais complexos, que vão desde a investigação epidemiológica inicial e controle de movimentação de cargas e animais, até procedimentos rígidos de eliminação de focos, destruição de materiais de risco e descontaminação de ambientes rurais.

Estrutura geral

A engrenagem tática e operacional da resposta de crise é estruturada a partir do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e gerida por meio dos Centros de Operações de Emergência Sanitária (Coesa) — divididos em Coezoo para emergências animais e Coefito para vegetais. O modelo organizacional integra diferentes áreas da agência e foca na autonomia operacional das equipes de campo, prevendo também a gestão logística, a liberação de indenizações aos produtores afetados e o uso de ferramentas digitais robustas, como o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).

O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, ressalta a importância da iniciativa para a economia goiana. “A introdução de pragas e enfermidades de alto impacto, como a gripe aviária e o greening, tem potencial para gerar embargos e prejuízos severos. Com esse plano estruturado e equipes amplamente capacitadas, garantimos que qualquer resposta governamental seja rápida e coordenada, blindando o patrimônio agropecuário goiano e transmitindo segurança aos nossos produtores e aos parceiros comerciais”, afirma.

[Serviço]

Evento: Agrodefesa realiza capacitação sobre Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária

Quando: 23 a 25 de junho de 2026.

Abertura oficial e entrevistas: 23 de junho (terça-feira), às 8 horas, no Teatro PUC (Av. Fued José Sebba, Quadra A16, nº 1184, Jardim Goiás), em Goiânia (GO).

Continue Reading

ESTADO

Goiás alcança melhor índice de desenvolvimento humano da história e entra em faixa de alto desenvolvimento

Published

on

Goiás passou a integrar o grupo de estados brasileiros classificados com alto desenvolvimento humano, após registrar, em 2024, o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da série histórica. Os dados foram divulgados no Radar IDHM 2026, levantamento produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundação João Pinheiro e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estado atingiu índice de 0,815, superando a média nacional, que ficou em 0,805. Com o resultado, Goiás ocupa a sétima colocação no ranking nacional e aparece em segundo lugar entre os estados da região Centro-Oeste, atrás apenas do Distrito Federal.
O estudo acompanha os indicadores entre os anos de 2012 e 2024 e mostra crescimento contínuo do desenvolvimento humano em Goiás, impulsionado principalmente pelos avanços nas áreas de educação, renda e longevidade.
Ao longo da série histórica, o índice goiano passou de 0,744, em 2012, para 0,815 em 2024. O resultado também supera os níveis registrados antes da pandemia da Covid-19. Em 2019, Goiás tinha IDHM de 0,780. Já em 2021, durante os impactos da crise sanitária, o índice caiu para 0,755.
Segundo o governador Daniel Vilela, o desempenho reflete o crescimento econômico e os investimentos realizados pelo estado nos últimos anos.
“Goiás vive hoje um ciclo de desenvolvimento, com equilíbrio fiscal, geração de oportunidades e políticas públicas que chegam às pessoas. Esse resultado mostra que estamos avançando, que o estado cresce com responsabilidade e transforma investimento público em melhoria real na vida dos goianos”, afirmou.
O IDHM mede o desenvolvimento humano com base em três dimensões: educação, renda e longevidade. Diferentemente de indicadores exclusivamente econômicos, o índice considera fatores ligados às condições de vida da população, como acesso à educação, expectativa de vida e renda.
Educação lidera avanço em Goiás
A educação foi o principal destaque goiano no levantamento. O estado alcançou índice de 0,821 nessa dimensão, o quarto melhor resultado do país, acima da média nacional de 0,798. Com isso, Goiás passou a integrar a faixa de muito alto desenvolvimento humano em educação.
O crescimento ocorreu de forma gradual ao longo dos últimos anos. Em 2012, o índice educacional era de 0,693. Em 2024, atingiu o maior patamar da série histórica.
O indicador considera fatores como escolaridade da população adulta e frequência escolar de crianças, adolescentes e jovens. Entre as ações implementadas pelo governo estadual estão a ampliação do ensino em tempo integral, programas de alfabetização, modernização da rede escolar e iniciativas voltadas à permanência dos estudantes na escola pública.
“O investimento em Educação é o que garante transformação social duradoura. Goiás tem avançado porque priorizou políticas públicas que dão oportunidade, reduzem desigualdades e ajudam a construir um futuro melhor para nossos jovens”, declarou Daniel Vilela.
Estado apresenta redução nas desigualdades
Na dimensão longevidade, Goiás registrou a segunda menor diferença do país entre a população branca e a população negra, ficando atrás apenas do Distrito Federal.
Em 2024, o IDHM de longevidade foi de 0,884 para a população branca e de 0,862 para a população negra. A diferença de 0,022 ponto está entre as menores do Brasil.
O estudo também apontou desempenho acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Ajustado à Desigualdade (IDHMAD), que mede os efeitos das desigualdades internas sobre o desenvolvimento humano.
Goiás alcançou índice de 0,672, enquanto a média brasileira ficou em 0,641, colocando o estado na sexta posição nacional nesse recorte.
“O mais importante é que os avanços chegam à população. Goiás cresce de forma equilibrada, reduz desigualdades e cria condições para que mais pessoas tenham acesso à renda, educação e qualidade de vida”, completou o governador. Fonte: Brasil 61

Continue Reading

Tendências