ESTADO
Governo de Goiás lança GTA Digital para transporte de animais
Medida representa avanço para o setor pecuário, simplificando procedimentos e reduzindo custos. Entenda como funciona

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), publicou a Instrução Normativa nº 2/2026, que autoriza a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA) em formato digital, durante o transporte de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal dentro do estado de Goiás. A medida foi anunciada na segunda-feira (22/6), em evento de entrega de benefícios para produtores rurais no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO).
O governador Daniel Vilela participou da cerimônia, ao lado do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ademar Leal, do presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, e de lideranças políticas e do setor agropecuário.

Ao reforçar a importância da novidade, Daniel Vilela afirmou que a tecnologia simplifica processos e facilita a rotina de quem atua na produção agropecuária. “Estamos trabalhando para reduzir a burocracia e utilizar a tecnologia como aliada do produtor rural”, afirmou. O secretário estadual de Agricultura, Ademar Leal, lembrou que a novidade não elimina a alternativa da versão impressa. “É mais uma modernização que estamos entregando. O produtor pode andar apenas com o celular, mas isso se ele quiser porque o papel continua valendo”, acrescentou.
Transformação digital
“Goiás já tem o sistema de defesa agropecuário mais moderno do país, que é o Sidago, e agora dá mais um passo em direção à transformação digital dos serviços públicos”, ressaltou o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos. “Todo esse trabalho tem a parceria da Secretaria da Economia, um parceiro importante na viabilização desse benefício”, destacou. Por meio do Sidago, o produtor pode emitir tanto a GTA quanto a Nota Fiscal para transporte de animais.

O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, explicou a medida: “O produtor ou transportador pode carregar tanto a versão impressa quanto a digital, sendo que essa versão digital pode ser o arquivo em PDF, um print ou foto do documento ou ainda o QR Code gerado dentro do aplicativo do Sidago, que ele pode baixar no smartphone”.
Validade
A normativa estabelece que, para ser considerada válida, a GTA em formato digital deve conter código de autenticação (QR Code) que permita a conferência direta junto ao Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago); estar integralmente legível e disponível para visualização imediata, inclusive em dispositivos móveis; e possibilitar a verificação, pela autoridade fiscal, de que foi regularmente emitida no Sidago.
“Se houver algum tipo de defeito ou falha que impossibilite a conferência correta da versão eletrônica, a versão impressa ainda pode ser exigida pelo fiscal. Isso é necessário para que Goiás mantenha um alto nível de conformidade e segurança. A saúde animal e humana vem em primeiro lugar”, reforça o diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Renan Willian. Fotos: Secom e Seapa
ESTADO
Agrodefesa reúne cerca de 600 profissionais para capacitação sobre emergências sanitárias
Maior capacitação do gênero já realizada no país vai preparar equipes para respostas rápidas e eficientes em casos de risco iminente e introdução de doenças e pragas de alto impacto produtivo e comercial

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realiza, de 23 a 25 de junho de 2026, em Goiânia (GO), uma capacitação sobre o Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária. O evento deve reunir cerca de 600 profissionais, entre médicos-veterinários, engenheiros-agrônomos, zootecnistas, engenheiros de alimentos e gestores administrativos. O objetivo é preparar o corpo funcional da Agência para agir com rapidez, eficiência e segurança jurídica em cenários de risco iminente ou introdução de doenças e pragas em território goiano.
O primeiro dia de programação (terça-feira, 23/6) reunirá todos os participantes no Teatro PUC, no Jardim Goiás. Após a abertura oficial com a presença de autoridades e lideranças do setor agropecuário, o consultor Bruno Pessamilio detalhará as etapas e os procedimentos do Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária. Também serão palestrantes do evento os especialistas Simone Valéria Costa Pereira (Sistema de Comando de Incidentes) e Ricardo Hillman (Área Vegetal).
O segundo dia de programação (quarta-feira, 24/6) será novamente realizado no Teatro PUC, com todos os participantes. Já no terceiro e último dia (quinta-feira, 25/6) as equipes serão separadas por especialidade e receberão orientações específicas de cada área. A área vegetal irá para o auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a área animal para o auditório da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, lembra que a elaboração do Plano de Contingência foi uma iniciativa inovadora do Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa. “Pela primeira vez no Brasil um projeto dessa natureza contemplou ações de defesa vegetal”, destaca ele. “Agora o Governo do Estado volta a fazer história com a realização da maior capacitação do gênero no país. São centenas de servidores envolvidos. Queremos ser o órgão mais bem preparado para emergências sanitárias”, acrescenta ele.
Etapas
Em janeiro de 2025, a Agrodefesa instituiu um grupo de trabalho para elaborar a proposta de plano de contingência para emergências em defesa agropecuária. O documento de 47 páginas ficou pronto em junho e foi implementado oficialmente em setembro do mesmo ano pela Portaria 520/2025. De lá pra cá, a Gerência de Educação Sanitária passou a planejar e organizar uma ampla capacitação sobre o Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária.

O Plano de Contingência da Agrodefesa estabelece de forma clara as diretrizes de prevenção, resposta rápida e recuperação do status sanitário do estado frente a ameaças fitossanitárias e zoossanitárias. Alinhado às normas federais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o documento abrange protocolos operacionais complexos, que vão desde a investigação epidemiológica inicial e controle de movimentação de cargas e animais, até procedimentos rígidos de eliminação de focos, destruição de materiais de risco e descontaminação de ambientes rurais.
Estrutura geral
A engrenagem tática e operacional da resposta de crise é estruturada a partir do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e gerida por meio dos Centros de Operações de Emergência Sanitária (Coesa) — divididos em Coezoo para emergências animais e Coefito para vegetais. O modelo organizacional integra diferentes áreas da agência e foca na autonomia operacional das equipes de campo, prevendo também a gestão logística, a liberação de indenizações aos produtores afetados e o uso de ferramentas digitais robustas, como o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).
O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, ressalta a importância da iniciativa para a economia goiana. “A introdução de pragas e enfermidades de alto impacto, como a gripe aviária e o greening, tem potencial para gerar embargos e prejuízos severos. Com esse plano estruturado e equipes amplamente capacitadas, garantimos que qualquer resposta governamental seja rápida e coordenada, blindando o patrimônio agropecuário goiano e transmitindo segurança aos nossos produtores e aos parceiros comerciais”, afirma.
[Serviço]
Evento: Agrodefesa realiza capacitação sobre Plano de Contingência para Emergência em Defesa Agropecuária
Quando: 23 a 25 de junho de 2026.
Abertura oficial e entrevistas: 23 de junho (terça-feira), às 8 horas, no Teatro PUC (Av. Fued José Sebba, Quadra A16, nº 1184, Jardim Goiás), em Goiânia (GO).
ESTADO
Goiás alcança melhor índice de desenvolvimento humano da história e entra em faixa de alto desenvolvimento

Goiás passou a integrar o grupo de estados brasileiros classificados com alto desenvolvimento humano, após registrar, em 2024, o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da série histórica. Os dados foram divulgados no Radar IDHM 2026, levantamento produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundação João Pinheiro e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estado atingiu índice de 0,815, superando a média nacional, que ficou em 0,805. Com o resultado, Goiás ocupa a sétima colocação no ranking nacional e aparece em segundo lugar entre os estados da região Centro-Oeste, atrás apenas do Distrito Federal.
O estudo acompanha os indicadores entre os anos de 2012 e 2024 e mostra crescimento contínuo do desenvolvimento humano em Goiás, impulsionado principalmente pelos avanços nas áreas de educação, renda e longevidade.
Ao longo da série histórica, o índice goiano passou de 0,744, em 2012, para 0,815 em 2024. O resultado também supera os níveis registrados antes da pandemia da Covid-19. Em 2019, Goiás tinha IDHM de 0,780. Já em 2021, durante os impactos da crise sanitária, o índice caiu para 0,755.
Segundo o governador Daniel Vilela, o desempenho reflete o crescimento econômico e os investimentos realizados pelo estado nos últimos anos.
“Goiás vive hoje um ciclo de desenvolvimento, com equilíbrio fiscal, geração de oportunidades e políticas públicas que chegam às pessoas. Esse resultado mostra que estamos avançando, que o estado cresce com responsabilidade e transforma investimento público em melhoria real na vida dos goianos”, afirmou.
O IDHM mede o desenvolvimento humano com base em três dimensões: educação, renda e longevidade. Diferentemente de indicadores exclusivamente econômicos, o índice considera fatores ligados às condições de vida da população, como acesso à educação, expectativa de vida e renda.
Educação lidera avanço em Goiás
A educação foi o principal destaque goiano no levantamento. O estado alcançou índice de 0,821 nessa dimensão, o quarto melhor resultado do país, acima da média nacional de 0,798. Com isso, Goiás passou a integrar a faixa de muito alto desenvolvimento humano em educação.
O crescimento ocorreu de forma gradual ao longo dos últimos anos. Em 2012, o índice educacional era de 0,693. Em 2024, atingiu o maior patamar da série histórica.
O indicador considera fatores como escolaridade da população adulta e frequência escolar de crianças, adolescentes e jovens. Entre as ações implementadas pelo governo estadual estão a ampliação do ensino em tempo integral, programas de alfabetização, modernização da rede escolar e iniciativas voltadas à permanência dos estudantes na escola pública.
“O investimento em Educação é o que garante transformação social duradoura. Goiás tem avançado porque priorizou políticas públicas que dão oportunidade, reduzem desigualdades e ajudam a construir um futuro melhor para nossos jovens”, declarou Daniel Vilela.
Estado apresenta redução nas desigualdades
Na dimensão longevidade, Goiás registrou a segunda menor diferença do país entre a população branca e a população negra, ficando atrás apenas do Distrito Federal.
Em 2024, o IDHM de longevidade foi de 0,884 para a população branca e de 0,862 para a população negra. A diferença de 0,022 ponto está entre as menores do Brasil.
O estudo também apontou desempenho acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Ajustado à Desigualdade (IDHMAD), que mede os efeitos das desigualdades internas sobre o desenvolvimento humano.
Goiás alcançou índice de 0,672, enquanto a média brasileira ficou em 0,641, colocando o estado na sexta posição nacional nesse recorte.
“O mais importante é que os avanços chegam à população. Goiás cresce de forma equilibrada, reduz desigualdades e cria condições para que mais pessoas tenham acesso à renda, educação e qualidade de vida”, completou o governador. Fonte: Brasil 61
ECONOMIA
Goiânia sedia festival literário gratuito para combater queda no índice de leitores
Com patrocínio da Equatorial Goiás por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, VII Encontro Nacional de Escritores retoma sua história após hiato de 25 anos

Goiânia, 27 de maio de 2026 – O avanço acelerado das plataformas digitais e das telas transformou o hábito da leitura em um dos maiores desafios educacionais da atualidade. Na Região Centro-Oeste, o cenário acende um alerta importante. O percentual de leitores ativos na região recuou de 57% para 48% da população, registrando a queda mais expressiva do país de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro. Como resposta a esse diagnóstico, a capital goiana se prepara para uma mobilização cultural que pretende reconectar o público com o universo dos livros. Entre os dias 28 e 31 de maio, o Sesc Cidadania, no Jardim América, sedia o VII Encontro Nacional de Escritores.
Viabilizado com o patrocínio da Equatorial Goiás por meio do programa Goyazes, o festival carrega um forte simbolismo histórico. O evento celebra os 80 anos da União Brasileira de Escritores de Goiás (UBE Goiás). O projeto foca em reverter a tendência apontada pelos indicadores nacionais, que revelam que apenas 24% dos brasileiros buscam a literatura por iniciativa própria, apostando na total gratuidade de sua programação para atrair a comunidade.
Diálogo pela leitura e cidadania
De acordo com o presidente da UBE Goiás, Ademir Luiz, a retomada do encontro resgata uma tradição de protagonismo que começou em 1954, época em que Goiânia recebeu nomes do calibre de Pablo Neruda e Jorge Amado. Para o presidente, o festival é o espaço ideal para mobilizar escolas, universidades e entidades em defesa do livro. “Todos falam da importância da leitura, esse é o momento de fazer a leitura acontecer no presente, para garantir o futuro”, pontua Ademir.
Essa visão de urgência social encontra eco direto na estratégia da distribuidora. A gerente de responsabilidade social da Equatorial Goiás, Kezia de Souza Marques, ressalta que o apoio a essa retomada histórica reflete o compromisso em gerar impactos positivos e duradouros no desenvolvimento educacional e na democratização do conhecimento. “Acreditamos no papel estratégico da cultura e da educação como vetores de desenvolvimento social”, destaca a gerente, apontando que o patrocínio busca ampliar o acesso à cultura e valorizar a produção nacional. “Ao promover o acesso gratuito a uma programação qualificada, o encontro contribui diretamente para o estímulo à leitura e o fortalecimento do pensamento crítico”, complementa.
Cultura de dentro para fora
Ao longo de quatro dias, das nove da manhã às oito da noite, a estrutura do Sesc Cidadania vai abrigar feiras de livros, oficinas de escrita criativa, apresentações musicais, concursos de redação e maratonas de poesia falada. O festival trará encontros com autores consagrados no mercado editorial, como Carla Madeira, Cristovão Tezza, Andréa Del Fuego, Reinaldo Moraes, Beto Silva, Nicolas Behr e Natália Timerman. A programação também valoriza a produção local com a participação de expoentes da literatura goiana, incluindo Lêda Selma, Maria Helena Chein e Solemar Oliveira, além de prestar uma homenagem ao legado do poeta Gilberto Mendonça Teles, recém-falecido, que inspira a mascote do evento, o Sacigil.
Esse movimento de valorização do conhecimento também se estende ao público interno da concessionária. Alinhada ao compromisso de estimular a participação cidadã, a Equatorial Goiás vai mobilizar seus colaboradores e familiares por meio de seus canais oficiais de comunicação interna, incentivando o engajamento e a presença nas oficinas e rodas de conversa ao longo de toda a programação.
A agenda completa com os horários de cada painel e a distribuição das salas de oficinas pode ser acessada nos canais digitais oficiais da organização do evento. Todas as atividades têm entrada franca e são abertas à comunidade sem a necessidade de inscrição prévia.
Sobre a União Brasileira de Escritores de Goiás
Fundada em 1945, a UBE Goiás celebra 80 anos de história como uma das associações literárias mais atuantes do país. Com cerca de 300 filiados, a entidade movimenta a cena cultural do Estado com oficinas de escrita, saraus, lançamentos de livros e cineclubes abertos a toda a comunidade. Mais informações estão disponíveis no site oficial da organização ou no Instagram @ubegoias.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás integra o Grupo Equatorial, holding brasileira do setor de utilities e o terceiro maior grupo de distribuição de energia do país. O grupo atende mais de 56 milhões de pessoas por meio de sete concessionárias. Em Goiás, são cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras, distribuídas em 237 municípios, abrangendo 98,7% do território estadual, em uma área de 336.871 km².
-
FashionHá 1 horaThese ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
-
EntertainmentHá 1 horaThe final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season
-
FashionHá 1 horaAccording to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back
-
cidadeHá 1 hora
RIO VERDE 177 ANOS: UMA HISTÓRIA QUE ORGULHA GOIÁS
-
politicaHá 1 horaRio Verde fortalece nomes da base governista para 2026
-
EntertainmentHá 1 horaThe old and New Edition cast comes together to perform
-
UncategorizedHá 1 horaEquatorial Goiás monta operação especial para garantir energia segura durante o Campeonato Mundial de Motovelocidade, em Goiânia
-
SportsHá 1 horaPhillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play
