Vereadores de Rio Verde poderão aprovar Projeto de Lei que cria a Secretaria Municipal de Cultura em Rio Verde.

Rio Verde além de ser uma das cidades que mais cresce no Estado de Goiás é também o berço da cultura. Aqui se encontram artistas que nos emocionam com seu talento nas artes plásticas, na dança, na música, na interpretação teatral, na literatura. O valor desses artistas é visto em todo canto da cidade. São eles que levam alegria, entretenimento, descontração, diversão, nos fazem viajar em nossos sentimentos e ver a beleza da vida. Aqui se encontram compositores, cantores, escritores, dançarinos e artistas plásticos com talento comparável ao de grandes nomes do cenário nacional.
Diante de tantos talentos, a Fundação Municipal de Cultura vem se empenhando cada vez mais para dar suporte e condições para que os mesmos sejam valorizados e mostrados à sociedade. Nos últimos quatro anos, o poder público municipal, através desta fundação, na pessoa do seu presidente, Isaac Pires implantou vários projetos com o objetivo de promover esses artistas e incentivar novos talentos. No entanto, a FMC encontrou muita dificuldade em colocar em prática seus projetos devido aos escassos recursos destinados ao setor.
A partir de leis de incentivo à cultura, como a Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo, a Fundação Municipal de Cultura poderá dar continuidade a vários projetos culturais que estão se destacando no município como: Matinê da Melhor Idade, Escritores Agora Tem Vez; o Livro no Banco da Praça; Banda para o Povo; Orquestra nos Bairros; Hip e Hop; Arte Circense; Circuito MP, Pop e Rock; Teatro Educa; Palestras nas Escolas; Biblioteca nas Escolas; Trocas de Livro Campeão; Noites de Autógrafos; Capoeira pela Paz; Dançando na Praça; Projeto Pintando o Sete; Cantinho da Leitura; Hora do Conto; Teatro de Fantoches; Gincana; Estúdio Municipal José Vaz Nascimento; Leitura na Cadeia; Dia D da Cultura; Tablado Cultural; Rio Verde tem Museu; Caravana da Cultura; Comemoração do Dia das Araras e aos cursos: Dança de Salão; Dança do Ventre; Violão; Ballet; Pintura em Tela; Canto; Teatro Adulto; teatro Infantil; Fotografia; Capoeira; Artesanato; Contador de História e Desenho, além de criar outros que a população almeja.
Com as leis de incentivo e os recursos captados, já está sendo possível a realização de muitas atividades culturais no município. O apoio aos artistas através pagamento de cachês, aos escritores através do custeio para o lançamento de suas obras; pagamento de artistas profissionais para aulas à crianças, adolescentes, jovens e adultos em diversos campos das artes culturais, entre outras ações já é possível graças a esses incentivos.
Outra notícia boa para setor cultural em Rio Verde é que será apreciado pelos vereadores de Rio Verde, um projeto de lei de para a criação da Secretaria Municipal de Cultura. A partir da aprovação dessa lei a Cultura no município terá seus recursos próprios e idoneidade para colocar em prática seus projetos de forma independente, ou seja, terá autonomia sob os seus projetos, assim como aos recursos destinados aos mesmos.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Isaac Pires muito já está sendo feito em Rio Verde, apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos e já se pode vislumbrar um novo cenário para a cultura rio-verdense.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *